Saúde: Secretaria orienta população sobre Doença de Chagas

O serviço é para atender que esteve em Santa Catarina e tomou caldo de cana depois de 1º de fevereiro

qua, 23/03/2005 - 18h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio do Centro de Vigilância Epidemiológica, colocou o telefone 0800-555466 à disposição de pessoas que estiveram entre 1º de fevereiro e 20 de março nos municípios de Navegantes, Itajaí, Penha, Piçarras, Barra Velha, Araquari, Joinville, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul e Itapoá, todos em Santa Catarina, e tomaram caldo de cana.

O serviço telefônico, que funciona 24 horas por dia, está à disposição para atender, tirar dúvidas e, se necessário, encaminhar para tratamento pessoas que reúnam estas características. A medida é uma prevenção contra possíveis casos de Doença de Chagas, que têm aparecido em Santa Catarina nos últimos dias.

O Estado de São Paulo não registra caso de Doença de Chagas desde o início da década de 70. Portanto, é importante esclarecer que a medida é unicamente preventiva. Vale ressaltar que apenas pessoas nestas características devem procurar o telefone.

O casos de Doença de Chagas que apareceram recentemente são restritos a estas cidades de Santa Catarina e a ação da Secretaria é para instruir e atender pessoas que as visitaram.

Assessoria de Imprensa da secretaria de Estado da Saúde
C.A.