Saúde: Secretaria distribui hoje 3 mil folhetos sobre tuberculose na praça da Sé

Está programada peça de teatro para alertar a população

qui, 31/03/2005 - 9h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde distribuirá 3 mil folhetos informativos de alerta contra tuberculose nesta quinta-feira, 31 de março, a partir das 9h. A distribuição ocorrerá em dois locais do centro da cidade: praça da Sé e praça Ramos. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento e da prevenção.

Além da distribuição de material, um grupo de teatro se apresentar nos locais. A peça é interativa e aborda a história da tuberculose, além de ensinar a população a evitar o contágio com o bacilo causador da doença.

Balanço prévio da Secretaria indica que o Estado teve 14.529 casos novos de Tuberculose em 2004, contra 17.066 em 2003, queda de cerca de 15%. A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

Os principais sintomas da doença são tosse crônica, febre, suor noturno, dor no tórax e perda de peso lenta e progressiva. O tratamento dura em torno de seis meses e, se o doente tomar os remédios corretamente, as chances de cura chegam a 98%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.

A panfletagem acontecerá em dois horários. O primeiro será entre 9h e 12h, na Praça da Sé. O segundo ocorrerá entre 14h e 17h, na Praça Ramos.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK