Saúde: São Paulo ganha o mais moderno centro do idoso

Novo espaço na Zona Norte da Capital vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas

qui, 17/02/2005 - 8h10 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, será inaugurado o novo Centro de Referência do Idoso (CRI) da zona norte, o MandaCRI, localizado dentro do Complexo Hospitalar do Mandaqui.

Com atendimento especializado para maiores de 60 anos, o MandaCRI, seguindo exemplo do CRI da zona leste, será dividido entre atendimento médico e atividades de lazer em uma área de 5 mil metros quadrados. Cerca de 200 mil idosos da região serão beneficiados pelo Centro.

Na parte médica será oferecido, sempre gratuitamente, atendimento em geriatria, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, urologia, neurologia, odontologia (colocação de prótese dentária), psicologia e audiometria, além de setores com terapia ocupacional e assistência social. Na parte de lazer o no CRI terá à disposição da população sala de leitura, coral, pintura, crochê, cursos e o tradicional baile da terceira idade.

‘Os idosos de toda a região poderão usufruir de completa infra-estrutura, tanto para áreas médicas quanto para ‘aliviar a mente”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além do novo CRI da Zona Norte, será inaugurado o novo ambulatório do Complexo Hospitalar do Mandaqui. A capacidade de atendimento passará de 10 mil para 20 mil pessoas por mês. A partir de agora poderão ser realizados exames de mamografia, desintometria óssea, holter cardíaco, Monitoração Ambulatorial da pressão Arterial (Mapa) e acupuntura. O valor do investimento total foi de aproximadamente R$ 20 milhões.

O novo CRI será gerenciado pelo Hospital Santa Catarina e adotará o modelo das Organizações Sociais de Saúde (OSS), implementado com sucesso pela Secretaria desde 1998.

O Complexo Hospitalar do Mandaqui fica na avenida Voluntários da Pátria, 4301 – Mandaqui.

Da Assessoria de Imprensa de Secretaria de Estado da Saúde

C.C.