Saúde: Hospital do Servidor oferece curso sobre parto para funcionárias públicas

Aulas para a próxima turma começam em 25 de fevereiro

qua, 23/02/2005 - 8h07 | Do Portal do Governo

O Hospital do Servidor Público Estadual, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, mantém um Grupo de Preparação ao Parto do HSPE. O objetivo é preparar as futuras mães para o parto, independentemente do hospital onde dará a luz.

A equipe multidisciplinar e coordenado pela Dra. Marisa Quege Klug, médica do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital. A primeira turma de 2005, iniciada no dia 14 de janeiro com término no dia 4 de fevereiro, teve a participação de 101 mães, além da presença de alguns futuros pais. O Curso foi ministrado em quatro aulas, às sextas-feiras, das 8 às 12 horas, no 6º andar do Prédio da Administração do Iamspe.

No primeiro dia houve uma prévia apresentação do que é o Curso e, em seguida, uma enfermeira da equipe abordou o tema “Higiene e Cuidados da Gestante”. Logo após, foi a vez da nutricionista do grupo falar sobre a “Alimentação da Gestante da Nutris”. Na segunda aula a Dra. Marisa instruiu sobre o “Desenvolvimento Fetal e Sinais de Parto” e depois uma assistente social, que é instrutora de yoga, deu uma aula de Hathayoga. No terceiro dia, a coordenadora do Curso falou sobre “Tipos de Parto” e, após ela, uma anestesista abordou a tão temida “Anestesia no Parto”, desmistificando o conceito que a maioria das pessoas tem de que a anestesia é algo perigoso. Na seqüência, o Serviço Social falou sobre o funcionamento do HSPE, mostrando a dinâmica do berçário, maternidade e centro obstétrico. No último dia de aula, a psicóloga do grupo teve uma conversa com os participantes sobre “Como ser Mãe e como ser Pai”, fechando o ciclo de aulas com sucesso.

De acordo com a Dra. Marisa, o Grupo de Preparação ao Parto do HSPE espera repetir a dose com a segunda turma, que se iniciará no final de fevereiro (dia 25) com a participação de 99 mamães já inscritas. “Ainda há tempo para aquelas mães que tiverem interesse em participar do curso”, afirmou a coordenadora. Funcionárias públicas que estiverem fazendo pré-natal em outras instituições médicas também podem participar do Grupo de Preparação ao Parto do HSPE. “Basta elas se dirigirem à sala 249 do Ambulatório de Obstetrícia, localizado no 4º andar do Prédio dos Ambulatórios, ou pelo telefone 5088-8490, no período da manhã”, acrescentou a Doutora.

Segundo a assistente social Mônica T. Marra, que também integra a equipe do Grupo de Preparação ao Parto do Servidor, ainda no primeiro semestre, ele atenderá mais duas turmas: uma com início previsto para maio e a outra para junho.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

M.J.