Saúde: Hospital das Clínicas reforma Clínica Obstétrica para melhorar atendimento ao SUS

Melhorias beneficiam cerca de 170 pacientes que passam diariamente em consultas e exames de pré-natal

ter, 01/02/2005 - 12h51 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, dia 1º, pacientes grávidas do Sistema Único de Saúde em tratamento no Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, serão atendidas em modernas instalações. A Clínica Obstétrica do Instituto Central foi totalmente reformada para melhor atender as 170 grávidas que passam diariamente em consultas e exames de pré-natal.

Por mês, são 3.500 atendimentos com hora marcada, sendo a grande maioria de alto risco. Desses, 240 resultam em partos.

Para a assistência, a clínica conta com os mais sofisticados exames de medicina fetal, capazes de identificar as principais complicações que podem ocorrer na gravidez, a exemplo da ultra-sonografia morfológica, translucência nucal, dopplervelocimetria, cardiotocografia, colposcopia e exames de cariótipo fetal (biópsia de vilo corial, amniocentese e ultra-sonografia tridimensional 3D e 4D). Esses exames possibilitam aos médicos avaliar o bem-estar do bebê, acusar síndrome de Down, riscos de prematuridade, entre outros.

Com as reformas, o ambulatório passa a contar com dez salas destinadas ao pré-natal, oito boxes para exames de ultra-sonografia, uma sala de colposcopia e duas salas de atendimento multiprofissional. Além de dependências para o treinamento e orientação a gestantes.

No HC uma equipe composta por psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais acompanha a gestante, com gravidez de risco, durante toda a gestação. Uma atenção diferenciada prestada também às beneficiárias dos planos de saúde credenciados pelo hospital.

Para as obras, a Divisão Obstétrica, que tem à frente o Professor Dr. Marcelo Zugaib, contou com apoio incondicional da Diretoria Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Central, que possibilitaram a transferência do atendimento do Prédio dos Ambulatórios para o 2º andar do prédio do Instituto Central.

Além da mudança de lay-out, a clínica teve piso recuperado e ganhou nova mobília, cortinas, cadeiras mais confortáveis e sistema de informática avançado, para melhor atender as pacientes. Outra inovação foi a do sistema de energia elétrica. Agora, ele é independente, o que permitirá maior economia.

A Clínica Obstétrica atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A marcação de consulta é feita mediante encaminhamento médico e por intermédio do telefone (11) 3066-3000, das 7 às 12 horas.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas – FM/USP
Por Bete Subires

(LRK)