Saúde: Farmácia de S.J. do Rio Preto reduz tempo de espera para medicamentos de alto custo

Unidade entrega remédios gratuitamente para cerca de 14 mil pacientes

qui, 03/03/2005 - 15h45 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, visita nesta sexta-feira, 4 de março, às 10h, a farmácia de distribuição de medicamentos de alto custo de São José do Rio Preto. Localizada no Hospital de Base, a farmácia, inaugurada em julho de 2004, conseguiu reduzir consideravelmente o tempo de espera para a retirada de medicamentos. Hoje a média de espera para retirada é de 20 minutos para pessoas já cadastradas. Usuários ainda não cadastrados demoram, em média, 30 minutos.

Com cadastro inicial de 8 mil pacientes, em julho de 2004, atualmente a farmácia entrega gratuitamente remédios para cerca de 14 mil pacientes, aumento de 75%. O movimento é de 350 pessoas por dia.

O modelo de farmácia implantado em Rio Preto segue os moldes do Hospital das Clínicas de São Paulo, considerado o maior da América Latina. Com o novo sistema, os pacientes do Hospital de Base, assim como os que têm indicação de outros locais, não precisam deixar o local para adquirir medicamento. Toda a documentação exigida, desde a geração da Solicitação de Medicamentos Excepcionais até a Autorização de Procedimento de Alta Complexidade/Custo (Apac), é produzida eletronicamente.

‘O sistema está dando certo em Rio Preto. Por isso, estamos levando para outras cidades do interior paulista, como Sorocaba e Campinas’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Hospital de Base fica na avenida Brigadeiro Faria Lima, 546 – bairro São Pedro.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.