Saúde: Combate à Dor é tema de Congresso na USP

Cindor USP 2005 reúne especialistas nacionais e estrangeiros

ter, 01/02/2005 - 11h14 | Do Portal do Governo

Nos dias 12, 13 e 14 de maio será realizado, no Centro de Convenções Rebouças, o II Cindor USP – Congresso Interdisciplinar de Dor da Universidade de São Paulo. Serão apresentados os avanços e perspectivas futuras na prevenção, diagnóstico e tratamento de dores crônicas e agudas.

O evento é organizado por profissionais, que integram o Centro de Dor e a Divisão de Medicina Física do Instituto de Ortopedia e Traumatologia, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Participam da exposição e discussão dos temas os pesquisadores que mais se destacam no desenvolvimento científico sobre dor, no Brasil e no exterior.

Médicos, estudantes e profissionais de saúde poderão participar de palestras, simpósios satélites, mesas redondas e cursos de atualização. Serão abordados assuntos de interesse para reumatologistas, fisiatras, cirurgiões dentistas, neurologistas, ortopedistas, psiquiatras, clínicos gerais, cirurgiões, anestesistas, acupunturistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, especialistas em Medicina do Trabalho, e demais pessoas que trabalham na assistência dos indivíduos com dor.

Temas abordados

Dentre os temas de relevância, destacam-se: o uso da toxina butolínica na dor e na cefaléia; dor em idosos; dor orofacial; cefaléia; alívio de dor e qualidade de vida; atividade física em pacientes com dor crônica; síndrome fibromialgica (caracterizada por dor generalizada e fadiga); LER/DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho e novas aquisições na área da cefaléia e algias cromiofaciais); tendinites; lombalgias, técnicas especiais de acupuntura e de estimulação elétrica do sistema nervoso.

Outras questões importantes serão tratadas, como os progressos e perspectivas no manejo farmacológico da dor, anestesia, métodos físicos e psicoterápicos utilizados para o tratamento da dor.

Os especialistas estrangeiros que confirmaram presença no evento são: Troels Jensen, professor da Universidade de Aarhus/Dinamarca, e presidente da International Society for the Study of Pain (IASP); o psicólogo Robert Kerns, chefe do Serviço de Dor da Universidade Yale e Coordenador da Saúde Mental do Hospital de Veteranos dos EUA; o neurologista Charles Argoff, da Universidades de North Shore/EUA; e o geriatra Marcos Montagnini, responsável pelo Serviço de Cuidados Paleativos da Universidade de Wisconsin/EUA

Simpósios

Principais temas dos simpósios: Saúde Mental, Afecções Relacionadas ao Trabalho, da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e da Sociedade Médica de Acupuntura de São Paulo.

Arte no combate à Dor

Paralelamente ao Congresso, acontece a Expo Arte-Dor 2005, na qual serão expostas obras de arte produzidas por pessoas com dor crônica. Poderão ser vistas esculturas, pinturas, artesanatos e diversos tipos de manifestações artísticas. O objetivo da exposição é revelar a arte como um caminho para combater a dor e alcançar a reabilitação.

Congresso Interdisciplinar de Dor da USP 2005

Data: 12, 13 e 14 de maio de 2005

Local: Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600

Inscrições e Informações:

BL Eventos

E-mail: bleventos@uol.com.br

Informações sobre a Expo Arte-Dor:

Mário J. Escobar (Curador)

E-mail: arte.dor@fmusp.org.br

Por Vanessa Haddad, da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

C.C.