Saúde: Casa de Maria é reconhecida como a melhor casa de parto da Região Sudeste

Prêmio concedido pelo Ministério da Saúde será entregue nesta terça-feira, dia 8

seg, 07/03/2005 - 15h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira, 8 de março. O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, receberão, às 11h30, o prêmio pela melhor casa de parto do Sudeste em 2004, a Casa de Maria.

Para receber o Prêmio Professor Galba de Araújo, do Ministério da Saúde, a Casa de Maria, da Secretaria de Estado da Saúde, concorreu com outras duas entidades da região Sudeste. Foram avaliados critérios técnicos como qualidade do atendimento, inovações visando humanização, organização institucional e satisfação das usuárias. A Casa de Maria superou as adversárias em todos os itens.

Fundada em 8 de março de 2002, a Casa de Maria foi totalmente planejada para atender as gestantes durante a chegada do bebê. Conta com quartos equipados com banheiras de hidromassagem e bolas e barras para exercícios de estimulação, além da presença constante de uma enfermeira obstetra, que acompanha a mãe até o nascimento do bebê. A família tem total acesso à gestante durante todo o trabalho de parto e pode, inclusive, recepcionar o bebê no momento do nascimento.

‘A premiação mostra que o Estado está no caminho correto, se dedicando a melhor cada vez mais o atendimento de Saúde, incluindo o dedicado às mulheres. A Casa de Maria é exemplo desta preocupação’, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Os eventos dedicados à mulher organizados pela Secretaria não param na Casa de Maria. Além da eleição da Miss Terceira-Idade (no Centro de Referência do Idoso), da inauguração de dois Cantinhos da Beleza e do ‘Pronto-Socorro das Emoções’ (na Casa do Adolescente), o Hospital Pérola Byington, referência da saúde da mulher, terá um ciclo de palestras sobre saúde feminina. Serão três dias de palestras, a partir de terça-feira, com oficinas de artesanato.

No MandaCRI, novo Centro de Referência do Idoso do Estado, localizado na zona norte, haverá distribuição de flores durante doto o Dia Internacional. Serão oferecidas cerca de 2 mil rosas para funcionárias, pacientes e acompanhantes.

Nas maternidades Leonor Mendes de Barros e Interlagos serão distribuídos presentes, como saches e kits de beleza, para as funcionárias e pacientes. No hospital Darcy Vargas haverá uma cantora lírica alegrando o dia dos pacientes.

A Casa de Maria fica na rua Marechal Tito, 6.035, no Hospital Geral do Itaim Paulista.

Outros endereços:
* Hospital Pérola Byington: Av. Brigadeiro Luis Antônio, 683, 2º andar
* MandaCRI: Av. Voluntários da Pátria, 4.301 (Complexo Hospitalar do Mandaqui)
* Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros: Av. Celso Garcia, 2.477
* Hospital e Maternidade Interlagos: Rua Leonor Alvim, 2.111
* Hospital Infantil Darcy Vargas: Rua Dr. Seraphico de Assis Carvalho, 34 – Morumbi

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(LRK)