Saúde: Artesanato vira remédio para paciente de São Paulo

Atividades fazem parte do programa de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde

sex, 18/02/2005 - 15h34 | Do Portal do Governo

O Hospital Regional de Osasco, da Secretaria de Estado da Saúde, implanta nesta segunda e terça-feira, dias 21 e 22, um programa de recuperação dos pacientes que oferece, além de tratamento médico, aulas de artesanato e “Oficinas Culturais”. As atividades serão realizadas a partir das 10 horas.

Todas as pessoas internadas no hospital podem freqüentar os cursos. Os funcionários também são convidados a participar. As Oficinas ensinam técnicas diferentes de artesanato e são ministradas por artistas plásticos convidados.

Os participantes aprendem a confeccionar acessórios com material reciclável, pintura a óleo, mosaico e objetos, como cestas e vasos, com jornal. Os trabalhos ficam expostos em atelier adaptado no hospital

“Estas atividades são terapêuticas e ajudam a reduzir o tempo de internação dos pacientes. Promovem maior integração entre profissionais e usuários, tornando o ambiente hospitalar mais humano”, afirma o diretor do hospital, José Carlos Vicente de Carvalho.

Com 226 leitos, o hospital oferece atendimento nas áreas de ortopedia, clínica médica, psiquiatria, pediatria, ginecologia, neurocirurgia, infectologia e cirurgia geral e reparadora. São duas horas de aula, em dois turnos. O primeiro começa às 10 horas, o segundo, às 14 horas.

O Hospital Geral de Osasco fica na rua Ary Barroso, 355, em Osasco.