São Paulo – Um Estado de Leitores: 95º Distrito Policial ganha biblioteca

A cantora pop Wanessa Camargo participa da inauguração

sex, 25/02/2005 - 14h40 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, dia 1º, às 11 horas, será inaugurado a carceragem do 95º Distrito Policial, localizado na favela de Heliópolis uma biblioteca circulante com três mil volumes que passa a integrar o programa São Paulo: Um Estado de Leitores. O novo espaço conta ainda com salas de estudo e informática.

Acompanham a entrega da biblioteca na antiga carceragem, reformada com recursos doados pelo banco Santander/Banespa, os secretários de Estado, Claudia Costin, da Cultura, e Saulo de Castro Abreu Filho, da Segurança Pública e também a presença da cantora Wanessa Camargo, estrela da campanha São Paulo: Um Estado de Leitores, que terá as peças publicitárias lançadas oficialmente na ocasião.

O Espaço Cultural Comunitário Heliópolis surgiu da persistência do líder comunitário e pastor Carlos Altman. Trabalhando na favela há 22 anos, ele coordena várias atividades entre as quais aulas de idiomas e informática. Com cerca de 100 mil moradores, o pastor estima que entre 20 e 25 mil jovens serão beneficiados com o novo espaço.

Campanha Publicitária

A campanha publicitária protagonizada por Wanessa Camargo, que cedeu os direitos de imagem, já conta com 44 outdoors distribuídos pela Central de Outdoors e com cartazes para teatros, museus, bibliotecas públicas, escolas estaduais e estações de metrô. Outro ponto forte é a veiculação de um comercial produzido com o apoio da agência DM9 e da empresa General Optical.

A Secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin, explica que o objetivo da campanha é despertar o maior número de pessoas para a leitura por prazer. ‘Ter como aliada uma pessoa com a popularidade de Wanessa, dizendo que é apaixonada por leitura, nos aproxima muito dessa meta. Oxalá um dia a leitura saia definitivamente dos limites das elites acadêmicas e ganhe a popularidade da música feita por Wanessa entre os nossos jovens’, diz.

Sobre o Programa:

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. Com as recentes inaugurações, faltam apenas 15 para cumprir a meta. A ação é fruto de esforço conjunto da Secretaria de Estado da Cultura com a prefeitura dos municípios e a iniciativa privada.
Além disso, o programa abriu outras 50 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, outra no Centro Desportivo Baby Barione e agora a da comunidade de Heliópolis.

Local: 95º Distrito Policial – Rua Comandante Taylor, 1180 – Heliópolis
Dsts: 1 de março
Horário: 11 horas