São Paulo lança Guia de Turismo para Terceira Idade

Governo paulista investe agora em turismo para idosos, após programas em saúde, habitação, cultura, esporte, lazer e assistência social

qua, 16/03/2005 - 9h33 | Do Portal do Governo

Um Guia de Turismo para a Terceira Idade está à disposição dos interessados a partir de hoje, com uma relação de agências de turismo, hotéis e pousadas que oferecem descontos e condições especiais para receber os idosos. São 136 estabelecimentos, em todo o País e no exterior, com serviços para o atendimento direcionado a esse setor específico e que cresce a cada ano.

‘Com o aumento da expectativa de vida, a tendência é um crescimento cada vez maior desse segmento da população; por isso, o Estado já vem investindo no atendimento da terceira idade desde 1997’, diz Marco Antonio Castello Branco, Secretário Executivo de Turismo, cujas atividades estão vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. Em 20 anos, o segmento no Brasil ultrapassará a marca dos 30 milhões e representará 13% da população.

Pesquisa realizada pela Secretaria durante os Jogos Regionais do Idoso (Jori) de 2004 mostrou que 32% dos entrevistados costumam viajar uma vez por ano e 31% viajam de duas a quatro vezes no mesmo período. O levantamento também demonstrou que 79% vivem em residência própria e 78% são aposentados ou pensionistas. ‘Essas condições permitem que eles viajem muito e hoje já temos conhecimentos de agências de turismo que trabalham exclusivamente com idosos’, destaca Castello Branco.

Os interessados em adquirir um exemplar do Guia devem ter idade mínima de 60 anos e se dirigir à sede da Coordenadoria de Turismo, que oferece, gratuitamente, a carteirinha que garante os descontos que constam na publicação. A coordenadoria fica na rua Guaianazes, 1058, no bairro de Campos Elíseos, centro da capital paulista.

Promoções e Serviços

O guia do programa “Viva Feliz” é dividido em três capítulos: agências de turismo e hotéis (divididos por região), e outros serviços, com uma relação de clubes de campos, SPAs, guias de turismo, transportadoras, passeios e pólos turísticos.

Na Capital, como exemplo, há a agência Casa da Mata Turismo & Educação Ambiental, especializada no atendimento a grupos de terceira idade, desde passeios de um dia a pacotes internacionais. Outra agência, a Freeway Seniors, operadora de ecoturismo há 20 anos, oferece programação exclusiva para idosos com mais de 60 anos, com passeios leves, ricos em atividades e que privilegiam o conforto. A Graffiti Viagens e Turismo oferece passeios histórico-culturais na cidade de São Paulo ou nas proximidades, como Panapiacaba, Embu das Artes e Itu.

No capítulo dos hotéis, podem ser citados na Capital: Residencial Santa Catarina, localizado próximo à avenida Paulista, com apartamentos adaptados à terceira idade, todos com barras de apoio e banho retrátil, além de salas especiais para atividades físicas e plantão médico 24 horas. Vários hotéis oferecem descontos especiais para os associados do programa, como Excelsior-Ipiranga (60%), São Paulo Othon Classic (50%) e London Othon Flat (20%).

Há também uma extensa lista de serviços oferecidos em cidades no interior, em outros estados e até no exterior. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3331-0033 – ramais 1925/1441 (segunda a sexta, das 10h às 16h) ou através do e-mail vivafeliz@turismo.sp.gov.br

Políticas para a Terceira Idade

As ações do governo do Estado para a melhoria da qualidade de vida abrangem as mais diversas áreas, como saúde, habitação, assistência social, esportes e lazer, entre outras.

Em fevereiro último, por exemplo, o governador Geraldo Alckmin inaugurou o Centro de Referência do Idoso do Mandaqui, localizado dentro do Complexo Hospitalar do Mandaqui, na zona norte, para oferecer atendimento especializado para pessoas com idade a partir de 60 anos, segundo o exemplo bem-sucedido de unidade que existe há mais de 3 anos em São Miguel Paulista, na zona leste e já ultrapassou a marca de 630 mil atendimentos. Ambos oferecem atendimento médico gratuito, além de oficinas culturais e de lazer.

Outra ação recente foi a entrega, em dezembro último, de 66 unidades habitacionais destinadas aos idosos, no condomínio denominado República da Melhor Idade, no bairro do Cambuci. Pioneiro no Brasil, o programa destina-se a oferecer residência digna e funcional às pessoas de terceira idade de baixa renda, como também a promover a integração deles com seus familiares. Alckmin lembrou, ao entregar as moradias, que em todos os conjuntos habitacionais do Estado, 5% das moradias são reservadas para os idosos, 7% para famílias que têm portadores de necessidades especiais e 4% para policiais militares.

No interior, o governo encaminha com freqüência recursos para obras dos chamados Clubes da Melhor Idade, espaços municipais destinados ao lazer, esporte, cultura e convivência dos idosos.

Takao Miyagui