Sabesp vai ampliar capacidade de vazão do emissário submarino de Santos e São Vicente

Programa de Recuperação Ambiental, com investimentos de R$ 1 bilhão em toda a Baixada Santista, executará uma série de obras no emissário

qua, 09/02/2005 - 11h05 | Do Portal do Governo

Equipamento importante para que a Sabesp mantenha Santos com um dos melhores índices de atendimento em saneamento em todo o País (98% de atendimento), o emissário submarino do Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário de Santos e São Vicente vai ampliar ainda mais sua capacidade de vazão com os investimentos do Programa de Recuperação Ambiental da Baixada Santista. Implantado no bairro José Menino, em Santos, o emissário submarino recebe os esgotos tratados na Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos (EPC) e coletados na Ilha de São Vicente, onde estão os municípios de Santos e São Vicente.

O Programa de Recuperação Ambiental, do Governo do Estado, que prevê investimentos da ordem de R$ 1 bilhão em toda a Baixada Santista, executará uma série de obras no emissário que refletirão em melhorias no sistema de esgotos sanitários de Santos e São Vicente e conseqüentemente nos índices de balneabilidade das praias. Entre elas, remodelação e ampliação geral do terminal de lançamento de esgotos do José Menino; implantação de duas novas estações de pré-condicionamento, o que vai ampliar a vazão com o tratamento de 5.500 litros por segundo de esgotos; a ampliação do emissário submarino em mais 180 metros no trecho oceânico e 250 metros no trecho terrestre; um novo interceptor com 2.200 metros e novas estruturas de admissão das águas dos canais de drenagem 1 ao 6, no interceptor oceânico existente.

O Emissário Submarino

Inaugurado em julho de 1978, é formado por uma tubulação de 1,75 m de diâmetro interno. Trabalhando atualmente com uma vazão média de 3.500 litros por segundo, lança os esgotos a 4 mil metros da praia, no ponto de convergência das correntes marítimas, exatamente para favorecer a dispersão dos esgotos em alto mar. Esse ponto foi escolhido depois de estudos oceanográficos sobre correntes, marés, estrutura vertical, decaimento bacteriano e misturação oceânica.

A implantação do emissário submarino marcou o início de uma era no saneamento da Ilha de São Vicente, fazendo com que as condições de esgotamento sanitário de Santos e São Vicente melhorassem muito. O emissário permitiu a ampliação das redes coletoras e, conseqüentemente, melhorias nas condições de saúde da população e da balneabilidade das praias.

Do Departamento de Comunicação Social da Sabesp

(LRK)