Sabesp descarta ampliação do racionamento em setembro

Expectativa sobre início das chuvas e entendimentos com Comitês de Bacia permitem garantir abastecimento de água em São Paulo

sex, 31/08/2001 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, comunica que o índice pluviométrico acumulado neste mês de agosto superou a média histórica.

Desta forma, está sendo possível descartar a ampliação do sistema de racionamento na Região Metropolitana de São Paulo neste mês de setembro.

Neste momento, apenas está mantido o racionamento para os 300 mil moradores atendidos pelo Sistema Alto Cotia, residentes em Embu, Embu-Guaçu, Cotia e Itapecerica da Serra.

A presente decisão é motivada, ainda, pelos resultados da campanha de uso racional da água (economia de 12% somente no Sistema Cantareira). O Cantareira, que aliás é o mais preocupante para a Sabesp, foi o sistema mais beneficiado com o índice pluviométrico acumulado de agosto, uma vez que choveram 42,3 mm contra os 42 mm da média histórica. Vale ressaltar que a concentração de chuvas na cabeceira das represas, em quantidade compatível com a média histórica, é fundamental para estabilidade dos níveis de armazenamento de água.

Outro fator importante tem sido a parceria entre a Empresa e os comitês hidrográficos das bacias do Alto Tietê e do Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em atividades estratégicas e operacionais.

A expectativa, agora, é que este mês de setembro, que marca o início do novo ciclo hidrológico, traga uma contribuição de chuvas suficiente e positiva para os mananciais, o que é imprescindível para sustentar tal decisão.

A Sabesp espera poder continuar contando com a população no tocante à utilização correta da água, evitando-se desperdícios, e aproveita para agradecer e salientar os esforços empreendidos por todos até o momento.