Rodoanel: Dersa apresenta projeto executivo do Trecho Sul a empresas e empreiteiras

Reunião acontece hoje, às 19 horas, no Instituto de Engenharia, na capital

qua, 23/03/2005 - 13h35 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 23, às 19h, a Dersa Desenvolvimento Rodoviário S/A apresenta, no Instituto de Engenharia (Av. Dante Pazzanese, 120 – Capital), o projeto executivo do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas. Na reunião serão apresentados os detalhes técnicos – como métodos construtivos, volumes de serviços, tipos e espessura de pavimento, obras de arte especiais, etc. – que serão exigidos para a execução da obra.

A reunião será voltada aos consórcios de empresas e empreiteiras interessadas em participar da concorrência para a execução da obra. O edital de pré-qualificação das empresas que poderão participar da construção do Trecho Sul será publicado em abril.

O Trecho Sul do Rodoanel terá 57 quilômetros de extensão, atravessando os municípios de Embu, Itapecirica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá. O traçado foi escolhido buscando minimizar os possíveis impactos e contribuir para a recuperação das áreas de mananciais. O projeto foi desenvolvido utilizando técnicas avançadas de engenharia que garantem a segurança dos usuários, a redução de acidentes e um balanço ambiental positivo. A implantação do empreendimento está orçada
em R$ 2,1 bilhões.

O Trecho Sul começa no trevo da rodovia Régis Bittencourt – no entroncamento com o Trecho Oeste. O traçado acompanha as várzeas do rio Embu-Mirim. Para assegurar a preservação dessas áreas, as pistas foram separadas para permitir a criação de dois parques. Cruza a represa de Guarapiranga no seu ponto mais estreito, com uma travessia de apenas 90 metros, sem aproximar-se do Parque do Embu-Guaçu, localizado mais ao sul e a 12 quilômetros da captação de água da SABESP. Passa pelo reservatório da
Billings, através de duas pontes: uma no braço do Bororé e outra no corpo principal.

Para não induzir a ocupação nas zonas de mananciais, o Trecho Sul estende-se por 38 quilômetros sem nenhum acesso às avenidas da região, passando por Itapecirica e Parelheiros, até chegar à rodovia dos Imigrantes. Após o cruzamento com a Via Anchieta, prossegue em direção a Mauá, margeando o braço do Rio Grande, funcionando como uma barreira à ocupação desordenada e previne a degradação do manancial que abastece a região do ABCD.

Ao projeto foi adicionada uma ligação de padrão rodoviário com 4,4 quilômetros de extensão até a avenida Papa João XXIII, em Mauá, que será duplicada para receber o novo tráfego proveniente do Rodoanel. Com a futura extensão da avenida Jacu-Pêssego, essa ligação vai facilitar a chegada à Zona leste de São Paulo e contribuir para a geração de empregos na região.

No trevo da Imigrantes alças direcionais de grande capacidade permitirão manter a fluidez do tráfego das rodovias interligadas. Este ponto, que atualmente absorve um pesado tráfego local, terá seu sistema viário remanejado.

A Via Anchieta é a principal responsável pela movimentação de cargas do Porto de Santos. A existência de adutoras, gasodutos e polidutos exigiu projeto adequado do trevo para respeitar esses dispositivos e também isolar a estação de captação de água da SABESP. Para proteger essa estação serão desenvolvidos sistemas de drenagem de forma a orientar as águas provenientes do Rodoanel. Barreiras de contenção serão implantadas para evitar o assoreamento das represas.

As estradas de Itapecirica, M’Boi Mirim e Parelheiros ganharão pontes e viadutos, permitindo o tráfego local e garantindo a movimentação e a integração social das comunidades sem, contudo, dar acesso ao Rodoanel.

Ao longo do seu traçado, o Rodoanel vai recuperar áreas degradadas, como portos irregulares de areia onde a extração predatória provocou erosão. Após a recuperação, essas áreas receberão paisagismo e reurbanização. Foram projetadas travessias em locais adequados que possibilitarão a circulação de animais, minimizando a interferência com a fauna em seu habitat natural.

O Rodoanel reduzirá drasticamente o risco de acidentes com cargas perigosas, garantindo índices menores do que os registrados atualmente nas áreas urbanas. Esse fenômeno já acontece no Trecho Oeste.

As ações ambientais já programadas possibilitarão a completa revitalização do Parque do Pedroso, em Santo André. Serão acrescidos mil hectares com o replantio compensatório, religando formações florestais isoladas. A preservação da margem do reservatório do Rio Grande, a criação dos novos parques do Embu, de Itapecirica, do Jaceguava e do Bororé garantirão outros mil hectares de área verde à região.

Secretaria de Estado dos Transportes
Assessoria de Imprensa

Tel. (11) 3707-2250 / 3707-2251

(LRK)