Rede Social: Governo lança programa para aprimorar atendimento integral à criança e adolescente

Programa será lançado pela Rede Social São Paulo na próxima segunda, dia 21, em sorocaba

qua, 16/03/2005 - 17h11 | Do Portal do Governo

Rede Social é uma parceria entre Governo do Estado, promovida pela Secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, 31 fundações, institutos e associações empresariais. Objetivo é garantir os direitos da infância e juventude do Estado de São Paulo

Será lançado, nesta segunda-feira, dia 21, em Sorocaba, o Programa de Aprimoramento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Essa iniciativa da Rede Social São Paulo tem o objetivo de mobilizar e integrar autoridades e representantes municipais, ligados ao segmento, no programa de aprimoramento do sistema de atendimento integral à criança. O encontro será realizado das 9h às 13 horas, na Associação Comercial de Sorocaba, na Rua da Penha, 535 – Centro.

Estão convidados para o evento prefeitos, conselheiros de direitos e tutelares, juízes de direito, promotores de justiça, defensores públicos, delegados de polícia e gestores de políticas infanto-juvenis. Devido ao importante papel exercido em favor da criança na sociedade, também fazem parte desse sistema agentes de saúde, assistentes sociais, educadores, lideres comunitários e integrantes de organizações não-governamentais (ONG).

Programa de Aprimoramento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

Por intermédio de uma metodologia denominada “Aprimorar”, criada pela Oficina de Idéias, o trabalho se desenvolve através do levantamento de diagnósticos da situação do sistema de atendimento à criança e ao adolescente em cada município e da execução de planos municipais elaborados, em conjunto, pelos diversos atores do SGDCA envolvidos no programa, que deverão fazer frente aos desafios encontrados. A proposta final é que sejam formadas Rodas de Proteção à infância e adolescência, em que, diferentes profissionais do SGDCA atuem em conjunto, com o objetivo de reverter o quadro atual.

O programa é viabilizado por intermédio de Convênio entre o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e a Associação Comercial de São Paulo, representando a Rede Social São Paulo. Sorocaba é a segunda região que promove o Encontro Regional. A primeira região foi a de Mogi das Cruzes e a próxima será a região de Santos, fechando assim, os três eventos dessa primeira etapa de implementação do projeto que abrange 48 municípios. Posteriormente, o Programa será estendido às demais regiões do Estado de São Paulo.

Rede Social São Paulo

A Rede Social São Paulo, instituída em 26 de março de 2003 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, integra e articula as ações sociais, evitando a fragmentação, superposição e a pulverização das iniciativas, buscando a atuação conjunta das diferentes áreas do governo, de organizações da sociedade civil e do empresariado.

Participam da Rede Social São Paulo as secretarias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Justiça e Defesa da Cidadania e Segurança Pública e também empresas, fundações e associações empresariais.

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social