Prefeitos das regiões de Marília e Tupã discutem parcerias com Alckmin

Objetivo é estreitar relações e oferecer às prefeituras parcerias e convênios com o governo estadual

sex, 25/02/2005 - 21h38 | Do Portal do Governo

“Este é um encontro para abrir os canais de comunicação e de trabalho para se obter a melhor parceria possível para um melhor trabalho em benefício da comunidade”, afirmou o governador Geraldo Alckmin ao receber na noite desta sexta-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes, os prefeitos eleitos e reeleitos das regiões de Marília e Tupã.

A reunião, num ambiente informal, deu seqüência à série de encontros que vem mantendo com os governantes dos 645 municípios paulistas. O objetivo é estreitar as relações para um mútuo conhecimento e dessa forma possibilitar as diversas parcerias e convênios que o governo estadual oferece às prefeituras. No próximo domingo, dia 27, acontecerá o último encontro programado.

Os avanços conquistados pelo Estado na tecnologia da informação e na inovação da gestão pública e que podem ser repassados aos municípios, foram os temas abordados com maior ênfase por Alckmin, durante seu breve discurso de boas-vindas. “Nós podemos avançar na questão da Bolsa Eletrônica de Compras, nas políticas públicas, na educação, no saneamento, habitação, infra-estrutura, ações sociais”, destacou.

O secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, abriu o encontro explicando a estrutura de sua pasta, que auxilia na demanda dos diferentes setores, atuando na articulação política e administrativa do governo. Fez um relato das principais atividades da Secretaria que podem ser de utilidade para a eficiência da administração governamental e na qualificação dos servidores, “já que os cidadão estão cada vez mais exigentes na fiscalização dos mandatos públicos.”

Madeira destacou a revolução da informática no mundo atual e a implantação bem-sucedida do Governo Eletrônico na administração pública paulista – com uma expressiva economia e agilidade nas compras feitas via Internet e pregão presencial.

O governador circulou pelas mesas dos prefeitos e entregou crachás que permitem aos prefeitos acesso livre ao Palácio dos Bandeirantes. Ouviu alguns pleitos e sugestões, colocando à disposição os instrumentos do Estado para a modernização da máquina administrativa, além das parcerias que podem ser implementadas em vários setores. .

A iniciativa do governador teve uma avaliação positiva dos prefeitos, “pela oportunidade de um diálogo amigável e produtivo”, como salientou o prefeito de Marília, Mário Bulgareli (PSDB). “A proximidade dos prefeitos com Alckmin é muito importante, assim como é importante o contato com os prefeitos de outros municípios da região, para falar sobre problemas e reivindicações comuns”, afirmou.

O prefeito de Júlio de Mesquita, José Carlos Mira (PFL) disse que o encontro “abre as portas do governo para prefeitos inclusive de pequenas cidades como a minha com 4 mil habitantes, mostrando que Alckmin não diferencia as pequenas das grandes cidades e ficamos assim bem à vontade para um bate-papo com o governador na base da pizza.”

No mesmo tom, o prefeito de Vera Cruz, Valdivino de Moura (PT) observou que “com essa atitude, o governador mostra que administra sem olhar a cor partidária, com um espírito aberto e democrático, despertando respeito e confiança.

Já o prefeito de Quatá, Marcelo de Souza Pecchio salientou que os prefeitos “nunca tiveram essa oportunidade, e só se encontram com o governador em eventos de grandes aglomerações ou quando acontece alguma calamidade no município e corremos ao Palácio para pedir socorro.”

Os municípios das regiões de Marília e Tupã são os seguintes:
Marilia, Tupã, Echaporã, Garça, Quintana, Manduri, Sautaiá, Piraju, Tejupá, Gália, Arco-Iris, Júlio Mesquita, Alvinlândia, Queiroz, Oscar Bressane, Borá, Pompéia, Álvaro de Carvalho, Ocaucu, Bastos, Rinópolis, Lupércio, Parapua, Quatá, Iacri, Oriente, Vera Cruz, Herculândia e Fernão.