Poupatempo: Unidade Itaquera ultrapassa a marca de 10 milhões de atendimentos

A cada ano o número de atendimentos realizados no Poupatempo Itaquera tem crescido

seg, 31/05/2004 - 19h37 | Do Portal do Governo

O Poupatempo Itaquera ultrapassou, no último mês de abril, a marca de 10 milhões de atendimentos prestados à população em menos de três anos e meio de funcionamento do Posto.

A cada ano o número de atendimentos realizados no Poupatempo Itaquera tem crescido. ‘Em 2001, o Posto Itaquera realizou uma média de 7.500 atendimentos por dia, número que saltou para 10 mil em 2002 e, em 2003, para 12 mil’, relata Plínio Ripari, Gerente do Poupatempo Itaquera.

A demanda diária continua em crescimento e o resultado parcial dos primeiros quatro meses deste ano (janeiro a abril) mostra que a média atual é de 14.500 atendimentos.

Dos órgãos em operação no Poupatempo Itaquera, merecem destaque devido à grande procura da população (dados referem-se ao período que vai da inauguração do Posto ao mês de abril deste ano): o Banco Nossa Caixa, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e o Detran.

O Banco Nossa Caixa é o órgão que contabiliza a maior quantidade de atendimentos prestados no Posto: 2 milhões de atendimentos. O banco está instalado dentro do Poupatempo Itaquera e atende no mesmo horário do Posto, para receber o pagamento das taxas e boletos bancários referentes aos serviços prestados no Posto.

Em segundo lugar no ranking geral de atendimento do Poupatempo Itaquera está o IIRGD, com 1,5 milhão de atendimentos realizados. Neste órgão, o cidadão pode solicitar a emissão da Carteira de Identidade e do Atestado de Antecedentes Criminais.

A Sert é responsável pela terceira maior quantidade de atendimentos prestados no Posto: 1,2 milhão. Entre os serviços de maior procura deste órgão estão a Carteira de Trabalho e a requisição do Seguro-Desemprego.

Na seqüência, encontra-se a unidade do Detran, com aproximadamente 942 mil atendimentos prestados. O órgão é responsável pela emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pela Renovação da CNH e pelo Licenciamento de Veículos, entre outros serviços.
No Posto, a população encontra ainda serviços do Juizado Especial Cível, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT), Acessa São Paulo, Programa Escreve Cartas, ARPEN (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), Correios, Deic/Divecar, Eletropaulo, Sistema Fácil, Secretaria de Estado da Fazenda, IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), Previdência Social, Procon, Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, Sabesp e Telefônica.

Além destes órgãos, integra o Poupatempo Itaquera a Secretaria de Estado da Cultura, que tem se destacado por sua atuação no Posto, no sentido de democratizar o acesso da população à cultura, lazer e entretenimento. Mensalmente, o Poupatempo Itaquera tem oferecido aos seus usuários uma série de atividades culturais que vão desde exposições, como a ‘SP/3D – A Cidade em Três Dimensões’ realizada recentemente, até atividades como Campanha contra Catarata, de Corte de Cabelo e Vacinação, todas promovidas em conjunto com a Secretaria da Cultura.

‘A parceria com a Secretaria da Cultura demonstra o interesse do Programa Poupatempo em oferecer aos cidadãos, além da emissão de documentos com qualidade e agilidade, acesso a campanhas na área social, cultural e de saúde. Estamos construindo uma via de mão dupla: conseguindo abrir espaço para o artista da região expor seus trabalhos, bem como, oferecendo à população a oportunidade de ter contato com trabalhos de reconhecida qualidade’, ressalta o Gerente do Poupatempo Itaquera.

No Posto Itaquera, encontra-se ainda uma unidade de atendimento do Sesi (Serviço Social da Indústria), que oferece o Programa Preventivo de Saúde, realizando exames gratuitos para prevenção da diabetes, obesidade e hipertensão.

O Poupatempo Itaquera está localizado na Av. do Contorno, 60, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, e atende das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7 às 13 horas.

Para informações sobre os serviços prestados no Poupatempo Itaquera ou nos demais Postos Poupatempo, o cidadão pode ligar para o Disque Poupatempo (0800 -772 36 33 – ligação gratuita) ou acessar o site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e navegar no link Sistema Guia de Informações sobre Serviços Públicos.

Nestes dois canais, o cidadão obterá informações sobre documentação necessária para a realização dos serviços, taxas e prazos.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

M.J.