Poupatempo: Novas instalações do e-poupatempo transportam cidadão para um ambiente do futuro

O projeto tem patrocínio da Intel, que agregou novidades ao Posto

seg, 18/10/2004 - 19h22 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 20, às 10 horas, o Secretário-Chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, inaugura as novas instalações do e-poupatempo no Poupatempo Guarulhos. No e-poupatempo, o espaço de concentração dos serviços públicos é a Internet e o cidadão tem acesso a eles por intermédio de computadores disponíveis para seu uso, com acompanhamento e orientação de funcionários.

‘O e-poupatempo busca levar para o meio eletrônico o padrão do atendimento presencial prestado nos Postos Poupatempo’, diz Daniel Annenberg, Superintendente do Poupatempo. As novas instalações do e-poupatempo, sala de atendimento e Laboratório de Interação Homem-Computador, foram patrocinadas pela Intel, que trouxe mais duas novidades ao programa: a sala e-educação e e-interatividade.

‘O projeto faz parte da estratégia da Intel de incentivar iniciativas de inclusão digital e social e de governo eletrônico. Nossa visão é de que o projeto e-poupatempo, que incentiva o cidadão a utilizar os serviços públicos eletrônicos, colabora para essa estratégia e vai além, ao implementar o Laboratório de Interação Homem-Computador’, afirma David Hite, Diretor Regional da Intel para a América Latina.

O objetivo da Intel e do Poupatempo é ‘transportar’ para um ambiente do futuro o cidadão que usa esses serviços eletrônicos. Ele é levado a concluir que cada vez mais os serviços eletrônicos farão parte do seu dia-a-dia no futuro. Toda a ambientação do projeto busca dar essa conotação futurista, desde a comunicação visual até os equipamentos modernos e de alta performance. Mesmo assim, o ambiente procura ser acolhedor, aconchegante, não se tratando daquele futuro ‘metálico’ e gelado.

O projeto conta com quatro espaços, dentro deste contexto:

1) Sala de Atendimento: espaço onde o cidadão realiza seu serviço eletrônico, e pode ser orientado, caso não tenha familiaridade com o computador ou mesmo com o site de governo eletrônico que está utilizando.

2) Laboratório de Interação Homem-Computador: onde o cidadão convidado a ser monitorado durante uma operação real, executa seu trabalho, ao mesmo tempo em que é observado por um especialista. A observação é feita por acompanhamento da tela de operação do usuário no computador do observador, mais duas câmeras que capturam as reações faciais e corporais do usuário.

3) e-interatividade (Microcine): espaço para projeção de vídeos e palestras.

4) e-educação: espaço temático, inicialmente configurado com a solução e-Classroomm (Sistema Interativo de Aprendizado Intel), que apresenta 4 computadores de aluno e 1 de professor.

Sala de Atendimento e o Laboratório de Interação Homem-Computador

O e-poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, criado pela Superintendência do Poupatempo.

A primeira unidade foi instalada no Poupatempo Guarulhos e está em operação há mais de dois anos, desde a inauguração do Posto, em setembro de 2002, já tendo realizado (até o final do mês de agosto) mais de 100 mil atendimentos.

No Laboratório de Interação Homem-Computador do projeto e-poupatempo do Posto Guarulhos, a Superintendência do Poupatempo, em parceria com a POLI/USP, está desenvolvendo uma metodologia de avaliação que permite observações mais detalhadas da interação do cidadão com os serviços oferecidos na Internet, por meio de coleta de dados e observações de uso. Essa avaliação oferece subsídios para minimizar as dificuldades e barreiras encontradas pelos usuários, tornando os serviços mais eficientes e fáceis de usar.

Atualmente, o programa e-poupatempo conta com mais duas salas de atendimento em funcionamento: no Poupatempo Ribeirão Preto (Av. Presidente Kennedy,1.500 – Novo Shopping Center), onde já foram prestados cerca de 30 mil atendimentos e no recém-inaugurado Poupatempo Campinas Shopping (Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940), em operação desde o dia 17 de setembro.

O e-poupatempo também está presente no Poupatempo Móvel, carreta que leva até os moradores da periferia da capital alguns dos principais serviços públicos disponíveis nos Postos Poupatempo. O Posto Móvel já atendeu os bairros São Mateus, Grajaú e Taipas, no período de 20 de setembro a 16 de outubro deste ano.

Sobre a Intel

A Intel, maior fabricante de processadores do mundo, também é líder na fabricação de produtos de rede e comunicação para computadores pessoais. Outras informações sobre a Intel podem ser encontradas em http://www.intel.com/pressroom.

Data: Quarta-feira, dia 20 de outubro de 2004
Horário: 10 horas
Endereço: Rua José Campanella, 95, bairro Macedo, Guarulhos

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

M.J.