PM cria Conselho para definir ações de policiamento ambiental no Estado

nd

qua, 31/12/2003 - 11h38 | Do Portal do Governo

Encontro realizado na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em Pinheiros, São Paulo, serviu para o comando da Polícia Militar Ambiental discutir o planejamento das atividades a serem desenvolvidas durante o ano de 2004. Participaram da reunião 40 oficiais superiores que atuam nas seis unidades do Estado. A reunião também fez parte das comemorações do 54º aniversário da corporação.

O comandante geral da corporação, coronel PM João Leonardo Mele, anunciou aos capitães, majores e tenentes-coronéis presentes a criação do Conselho da Polícia Militar Ambiental. Este grupo terá a atribuição de discutir questões relativas às atividades de policiamento no Estado.

Mais soldados

Os oficiais discutiram propostas de trabalho para 2004, como o recrutamento e formação de 300 novos soldados para atuar na região metropolitana de São Paulo. Também debateram a criação da Sala de Situação, um sistema interno de acompanhamento de ocorrências de infrações no Estado de São Paulo, e a busca de parcerias com empresas e organizações, como as que estão sendo estabelecidas com o Gasoduto Brasil-Bolívia, SOS Mata Atlântica e Fundação Nacional do Meio Ambiente.

O coronel Mele ressaltou ainda as ações comuns da Polícia Ambiental com o Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, bem como uma agenda de reuniões com os demais órgãos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Para 2004 estão sendo desenvolvidos o novo site da corporação e projeto de fiscalização por satélite no 1º Batalhão.

O comando da Polícia Militar Ambiental, informa o oficial, costuma se reunir a cada dois meses. Nesse encontro, porém, foi a primeira vez que se reuniram tantos oficiais com objetivo definido de discutir as propostas de atuação.

A Polícia Ambiental paulista tem um efetivo de 2,2 mil homens, 450 viaturas, 214 embarcações, 174 motocicletas e uma aeronave. Esse aparato está distribuído em 120 sedes regionais no Estado e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, onde se localiza o escritório do comandante Mele.

Rosely Martin
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente
Agência Imprensa Oficial