Operação Mata-Fogo contra incêndios florestais

DEPRN organiza brigadas de incêndio para combater o fogo em florestas

qua, 24/07/2002 - 14h38 | Do Portal do Governo

DEPRN organiza brigadas de incêndio para combater o fogo em florestas

Mais um grupo de 41 alunos está realizando curso para a formação de brigadistas para o combate a incêndios florestais no entorno do Parque Estadual do Jaraguá, na área localizada na Capital. O curso é promovido pelo Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O curso faz parte da Operação Mata-Fogo que o DEPRN desenvolve todos os anos para prevenir incêndios florestais nos meses mais frios do ano. Trata-se de uma campanha intensiva de prevenção e conscientização da população sobre oscuidados para evitar as queimadas, enfatizando as questões comportamentais, como o mau hábito de lançar pontas de cigarro aceso na beira das estradas, e os dados climatológicos, que propiciam esse tipo de acidente. Para isso, o DEPRN desenvolve cursos, ministra palestras e reúne informações sobre incêndios florestais, que são colocadas à disposição do público no site: www.ambiente.sp.gov.br/matafogo/matafogo.htm

Especializações

Marília Aún, que desde 1998 coordena a Operação Mata-Fogo, lembra que o primeiro curso foi realizado em 1992 habilitando, desde então, 1.299 pessoas a atuar no combate de incêndios em matas. Só neste ano foram 205 alunos em seis cursos, mostrando que o interesse está aumentando progressivamente.

Entre as modalidades de cursos atualmente oferecidas pela Operação Mata-Fogo, estão a formação de agentes multiplicadores, com duração de cinco dias, dirigida principalmente a membros das instituições que participam dessa atividade, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental Militar e a Defesa Civil do Estado. Os alunos assistem a palestras sobre legislação, tipos de vegetação e a sua importância para o meio ambiente, primeiros socorros às vítimas, tanto humanas como animais, e outras matérias. Numa segunda fase, recebem treinamento prático em campo, aplicando as técnicas mais utilizadas e vivenciando as dificuldades enfrentadas em um combate de incêndio florestal.

A segunda modalidade, a de formação de brigadas de incêndio, tem a duração de dois dias, com o objetivo de formar membros das comunidade para enfrentar um possível incêndio. Nos dois casos, os participantes recebem orientações para criar grupos de combate a incêndios florestais, que podem ser acionados em casos de necessidade, por um coordenador previamente escolhido.

Osmar Soares