Mutirão da Cidadania entra em ação nas escolas públicas de São Paulo

Objetivo é criar uma Escola-Cidadã para o combate à violência, drogas, preconceitos e consumismo, com a participação da comunidade

sex, 28/06/2002 - 20h17 | Do Portal do Governo


Cerca de 10 mil estudantes da rede estadual de ensino reuniram-se nesta sexta-feira, dia 28, no Ginásio do Ibirapuera, na Capital, participando do lançamento do Mutirão da Cidadania, programa que começa a ser desenvolvido nas escolas no mês de julho. O objetivo é fortalecer o conceito de cidadania nas crianças e adolescentes para a criação de uma Escola-Cidadã, com a integração de toda a comunidade contra a violência, preconceitos, drogas e consumismo.

O Mutirão da Cidadania começa no próximo dia 4, nas escolas da Região Metropolitana e Interior. É composto por 10 ações a serem desenvolvidas em toda rede pública, com destaque para o hasteamento da Bandeira Nacional e a execução do Hino Nacional a ser executado nas unidades escolares no começo de cada semana; o incentivo ao voluntariado por meio do projeto Jovem Voluntário – Escola Solidária; a coleta seletiva de lixo; a valorização do ambiente escolar; a criação de grêmios estudantis com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Em parceria com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e Procon, o programa irá implantar o projeto Educação para o Consumo para orientar os estudantes nos conceitos básicos de proteção e defesa do consumidor.

Estão previstas ainda a criação de Bandas da Juventude, em parceria com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, o projeto Concertos para Jovens, em parceria com a Secretaria da Educação, o Cinema na Escola, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que irá instalar videotecas em 185 escolas.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin participou do lançamento do programa e disse que ‘só se conseguirá vencer a violência com a participação da família e da comunidade, começando pela cidadania, o amor ao próximo e a solidariedade’. Emocionada com o coro de 10 mil jovens cantando o Hino Nacional e o hasteamento da bandeira, destacou a importância dos jovens cantarem o nosso hino: ‘Espero que todos nós cantemos novamente neste domingo, porque vamos ganhar a Copa.’

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, disse que o ‘o Governo de São Paulo está dando mais um passo para a construção de uma escola cada vez melhor, uma escola onde o aluno, o professor e o funcionário sejam respeitados e que os pais também participem’.

A solenidade teve um Concerto pela Paz na Escola, com a apresentação de bandas e grupos musicais, além da apresentação da Orquestra Sinfônica da Fundação Padre Anchieta e do padre Marcelo Rossi. Secretários estaduais, dirigentes das várias entidades parceiras e líderes religiosos participaram do evento.