Museus: Confira horários de funcionamento dos museus durante o feriado no Interior

nd

qua, 31/12/2003 - 11h08 | Do Portal do Governo

MUSEU CASA DE PORTINARI em BRODOWSKI
Pça Cândido Portinari , 298
Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h. Tel.: (16) 3664-4284
Email: museu@casadeportinari.com.br
Site: www.casadeportinari.com.br

Em Cartaz
Centenário de CANDIDO PORTINARI
Exposição Comemorativa
A principal atração do Museu Casa de Portinari é justamente o imóvel em que está localizado. Foi nele que Cândido Portinari, renomado pintor da arte moderna brasileira, viveu durante toda a infância e parte da adolescência. Seus cômodos e anexos, que foram construídos posteriormente, trazem a história do artista, suas obras, bem como desenhos, estudos, objetos pessoais e profissionais, utensílios, móveis e documentos que lhe pertenceram.
Aberto dia 31/12 até às 12h.
Fechado no dia 01/01/2004

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO CONS. RODRIGUES ALVES
R. Doutor Morais Filho, 41 – Centro – Guaratinguetá. Tel.: (12) 522-2007
Aberto de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábado das 9h às 12h. Entrada franca.

O acervo do museu conta com aproximadamente mil peças, entre elas, cartas pessoais escritas ou recebidas por Rodrigues Alves no período em que foi Presidente da República e governador do Estado de São Paulo e livros de sua biblioteca particular. No local também são realizados cursos, exposições de fotografias e pinturas, lançamentos de livros e projetos culturais.

Fechado de 25/12 a 02/01/2004.

EXPOSIÇÕES
Óleo sobre tela: Antonio Galvão Neto , Gumercindo, Laércio Vital, Margarida Cunha, Cristina Antunes, Pací Quissak, Paulo Neves, Aglaé Quissak, Marcus Mengual e Gislaine dos Santos.
Bico de Pena: Aécio e Tom Maia
Entalhe em Madeira: Issao Nakata
Pedras: Zélia Restelli
Pintura em Porcelana: Lúcia Machado
Cerâmica: Mara Rosa Kano
Escultura: Suzana Marotta
Filatelia Temas Natalinos: Coleção do Prof. José Antonio B. Ferraz
Arranjos Natalinos: Casa de Papai Noel, de Cida Campos; Mesa de Natal, de Auxiliadora Aguiar; Presépios, de Nena Lucehsi; Oratórios, de Dona Dora.

MUSEU PRUDENTE DE MORAES
Rua Santo Antônio, 641 – Piracicaba – (19) 3422-3069
Aberto às segundas, das 12h às 17h; de terça a sexta, das 10h às 17h.
Entrada franca.

O Museu Histórico e Pedagógico está instalado no mesmo prédio que foi residência de Prudente de Moraes durante a maior parte de sua vida pública e onde advogou, iniciou a carreira política e faleceu. O museu conta com uma exposição permanente do acervo, voltada para a história da cidade e também do presidente.
Fechado de 31/12 a 04/01/2004.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO ‘ÍNDIA VANUÍRE’
Rua Coroados, 521 – Tupã. Fone: (14) 3491-2202
Funcionamento: segunda, das 12h às 17h; de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h. Entrada franca.
Fecha de 31/12 a 04/01/2004.

Seu acervo é composto de 24 mil itens entre objetos e documentos relativos à cidade, animais taxidermizados, e, em sua maioria, pela coleção etnográfica representando diversas nações indígenas brasileiras. São instrumentos de caça, de trabalho, de uso doméstico e de outras atividades do cotidiano que, em conjunto com arte plumária, cerâmica e objetos de rituais, formam uma das mais importantes coleções do gênero no Brasil. O acervo foi adquirido e doado ao museu por Luiz de Souza Leão e sua esposa Nair Ghedini. A concepção e montagem do museu visa ressaltar a importância das nações indígenas na formação étnica de nossa gente. O museu possui um auditório, uma biblioteca especializada e serviço de monitoria com enfoque pedagógico.

A magia das árvores de natal
A exposição é resultado de uma reunião dos comerciantes da cidade que enviaram suas árvores decoradas, nas mais diversas cores e estilos. Há também um presépio oriental com tchotins (lâmpadas orientais), além de decorações, jogos e hábitos tradicionais próprios do Ano Novo como syôgatsu, kadomatsu e hanetsu, usados nesta data que é a mais comemorada dentre todas as festas do calendário japonês. A mostra conta também com arvores natalinas, presépios, velas e dois kadomatsu, decoração ou arranjos de pinheiros, bambus e flores que são colocados na porta de entrada da casa, e simboliza o desejo milenar de atrair boas colheitas, longevidade e vida feliz, exposto também esta o jogo hanetsuki, arranjos, peças e brinquedos japoneses, com suas devidas explicações. Até 06/01.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO BERNARDINO DE CAMPOS
R. Luís Leite, 7 – Amparo. Tel.: (19) 3807-2742
Aberto de terça a sexta, das 13h às 17h. Sábado e domingo, das 10h às 17h. Entrada franca
Aberto dia 02/01/2004, das 13 às 17h e das 19 às 22h.
Fecha dias 31/12 e 01/01/2004.

Constitui-se num importante patrimônio cultural da região do ‘Circuito das Águas’. Dispondo de significativo acervo formado por mobiliário do século XIX, indumentária, instrumentos musicais, veículos de transporte, porcelanas, instrumentos cirúrgicos, aparelhos de antigas boticas e farmácias, coleções de fotografias, coleções entomológicas e várias obras de arte, refletindo principalmente o apogeu do ciclo cafeeiro na região. Graças a sua diversidade, o museu é considerado um dos mais completos do Estado.

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO MONTEIRO LOBATO
Av. Monteiro Lobato, s/nº – Chácara do Visconde – Taubaté. Tel.: (12) 225-5062
Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h.
Entrada Franca
Aberto dia 31/12 até às 13h. Fechado dia 01/01/2004

O museu funciona na casa em que o escritor nasceu e viveu até os 12 anos. O lugar abriga uma biblioteca infantil com todas as obras de Lobato, alguns acervos da família e um espaço verde, conhecido como Parque ‘Sítio do Picapau Amarelo’. No local são realizadas apresentações teatrais com os personagens imortalizados por Monteiro Lobato.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.