Modelo paulista de gestão hospitalar é apresentado ao governo do Pará

Secretário de Estado da Saúde demonstrou ao governador paraense parceria entre Estado e Organizações Sociais

qui, 10/03/2005 - 15h55 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, apresentou nesta quinta-feira, dia 10, o modelo paulista de gestão hospitalar ao Estado do Pará. O encontro do secretário aconteceu com o governador paraense, Simão Jatene, que conheceu a parceria entre o Estado e Organizações Sociais de Saúde (OSS) para gerenciamento de hospitais.

Lançado em 1998 no Estado de São Paulo, o sistema de parceria com as OSS foi pioneiro no País. Por meio dela, foi possível concluir 15 ‘esqueletos’ de hospitais (dois no interior e 13 na Grande São Paulo). Os resultados são altamente positivos.

Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde em todas as unidades gerenciadas por OSS mostra satisfação de 95% dos pacientes e acompanhantes. Além disso, outro estudo apontou que o custo médio de internação é 25% menor do que um hospital da administração direta. Eles também atenderam 23% mais pacientes.

A remuneração das OSS é feita por meio de um contrato de gestão firmado anualmente, que estabelece quantidade de serviços que devem ser prestados e a qualidade dos resultados obtidos.

Além do Pará, o sistema de OSS já foi demonstrado para técnicos do Canadá, considerado o melhor sistema de saúde do mundo, que receberam técnicos e coordenadores da Secretaria no fim de 2004. Os Estado da Bahia e Minas Gerais já procuram utilizar modelos semelhantes ao paulista.

‘O modelo de parceria entre OSS e Estado é referência não só para o Brasil, mas para outros modelos ao redor do mundo. Além de gastarem menos que os hospitais de administração direta, estes hospitais atendem mais e com mais agilidade. É de extrema importância que um Estado do tamanho do Pará se interesse pelo modelo’, afirma o secretário Barradas Barata.

A qualidade na gestão dos hospitais tem sido comprovada por prêmios. Seis destas unidades são reconhecidas pelo Ministério da Saúde com o prêmio de Acreditação. O Hospital Estadual de Sumaré, gerenciado pela Unicamp, no interior do Estado, é o único público do país com nível dois de Acreditação (a classificação vai até o nível três).

‘O certificado é uma mostra que o trabalho no hospital é bem feito. É o reconhecimento da qualidade. Mas o principal é que a população gosta dos hospitais e aprovou o sistema lançado em 1998’, diz o secretário.

Em todas as unidades gerenciadas por OSS a Secretaria tem planos de atender a região. No Hospital Geral de Pirajussara, administrado pela Sociedade Paulista pelo Desenvolvimento da Medicina, há aulas de francês, por exemplo, para a comunidade vizinha. ‘Os canadenses também se interessaram por estes resultados. Além de atender a população, o hospital pode servir como um meio de melhorar a qualidade de vida dos ‘vizinhos’, comenta Barradas Barata.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa