Metrô constrói pátio de trens da Linha 4 em Vila Sônia

Obra tem a dimensão de 27 campos oficiais de futebol

qua, 09/03/2005 - 12h46 | Do Portal do Governo

Em uma área de 111 mil metros quadrados na Vila Sônia (zona oeste), equivalente a 27 campos oficiais de futebol, o Metrô está construindo o pátio de estacionamento e oficinas de trens que vai abrigar os 174 carros previstos na operação da Linha 4-Amarela. A nova linha metroviária, com 12,8 quilômetros de extensão subterrânea, está sendo implantada entre a estação Luz, no centro, e a Vila Sônia, próxima aos bairros do Morumbi e Butantã.

Na área do pátio, os trabalhos de terraplenagem já movimentaram 200 mil metros cúbicos de terra, total suficiente para encher 20.000 caminhões basculantes. Trabalham no local 100 operários, que operam no momento 35 caminhões, 4 escavadeiras, 1 retro-escavadeira, 2 tratores, 1 moto-niveladora e 2 rolos compactadores. A conclusão das obras do pátio está prevista para o segundo semestre de 2007.

No pátio Vila Sônia, além de 10 quilômetros de linhas férreas para manobrar e estacionar os trens, serão construídos um prédio de oficinas para a manutenção da frota da Linha 4, uma torre de controle das manobras dos trens, a infra-estrutura para a instalação de equipamento de lavagem das composições, dois reservatórios de retenção de águas pluviais, e outras edificações e estruturas.

Pátio terá dois ‘piscinões’

Serão construídos no pátio Vila Sônia dois reservatórios de retenção de águas pluviais, os chamados ‘piscinões’, com capacidade para armazenar 783 mil litros, volume correspondente ao de uma hora de chuva intensa. Esses reservatórios irão captar a chuva das áreas impermeabilizadas e controlar a sua liberação na rede pública coletora do entorno do pátio. Posteriormente, o que foi recolhido será canalizado para o córrego Pirajussara.

A construção dos reservatórios é uma exigência da Lei Municipal nº 13.276, de 04 de janeiro de 2002. Por conta desta lei, obras com área impermeabilizada superior a 500 metros quadrados, como a do pátio Vila Sônia, devem possuir estruturas coletoras de águas pluviais.

Os reservatórios estarão localizados próximos às avenidas Eliseu de Almeida (reservatório nº 1) e Professor Francisco Morato (reservatório nº 2). O reservatório nº 1 terá capacidade para 621 mil litros de água e o outro, 162 mil litros.

Seis estações prioritárias

A construção da primeira fase da Linha 4-Amarela do Metrô engloba o pátio Vila Sônia, os 12,8 quilômetros de extensão total de vias da nova linha e as seis estações prioritárias, por sua localização e pelas interligações que realizarão: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz. Na estação Butantã, haverá integração com ônibus intermunicipais da região Sudoeste da metrópole (Osasco, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu e Cotia) e os da Cidade Universitária. A estação Pinheiros terá integração com a linha C de trens da CPTM (paralela à Marginal Pinheiros), com conexão com a linha 5-Lilás do Metrô, em Santo Amaro. A estação Faria Lima, que será construída no Largo da Batata, em Pinheiros, ganhou prioridade de implantação por sua importância fundamental para a revitalização urbana daquela área, além da demanda de usuários que a utilizará. A estação Paulista estará interligada à estação Consolação da linha 2-Verde (a Paulista). A estação República fará integração com a linha 3-Vermelha (a Leste-Oeste). Já a estação Luz terá integração com a linha 1-Azul (a Norte-Sul) e com a malha ferroviária da CPTM. Na segunda etapa de operação da linha 4, estão previstas mais cinco estações: Morumbi, Três Poderes, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis. Por determinação do governador Alckmin, o Metrô estuda a implantação da estação Vila Sônia, ao lado do pátio de manutenção, para facilitar a integração com os ônibus intermunicipais da região Sudoeste da metrópole.

‘A implantação da linha 4 do Metrô pelo governo do Estado significa a construção da maior obra urbana atual do País e a mais importante linha metroviária de São Paulo, já que estará interligada a toda rede metroferroviária da metrópole e a inúmeras linhas intermunicipais de ônibus, com o transporte diário de aproximadamente 1 milhão de usuários’, destaca o presidente da Companhia, Luiz Carlos David.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa