Metrô: Confira a programação cultural para o mês de fevereiro

Estação República expõe resultados das oficinas de arte do programa Escola da Família

qua, 09/02/2005 - 18h28 | Do Portal do Governo

Em fevereiro, sete estações concentrarão as oito exposições promovidas pelo programa Ação Cultural do Metrô.

– A estação Sé reúne duas das exposições, de 4 a 28 de fevereiro.

.’Memória da FFCL -FFLCH’ é uma exposição em homenagem aos 70 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).Um conjunto de imagens, com textos explicativos, retrata a história desta renomada instituição de ensino, desde as missões européias que a fundaram em 1934 até os dias atuais.

. II Concurso Cultural ‘Conheça São Paulo a Cada Estação – Metrô 30 Anos’: exposição comemorativa aos 30 anos do Metrô em São Paulo e ao aniversário da cidade, apresentando as 30 fotos vencedoras de concurso realizado entre internautas, com um total de 2400 votos, no período de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2004.

A estação Tatuapé recebe a exposição ‘Engenheiro Profissão Energia’, uma mostra histórico-fotográfica sobre a profissão de engenheiro no momento em que o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo completa 70 anos.

A estação República expõe a mostra ‘Escola com Arte – Uma Experiência nos Fins de Semana’, com os resultados das oficinas de arte realizadas pela arte-educadora Nair Kremer no Programa Escola da Família, trabalhos que foram expostos recentemente no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, que abre as escolas nos fins de semana para a realização de atividades culturais e esportivas pela comunidade.

A estação Clínicas abriga a exposição ‘Jovem Guarda’, composta por imagens do acervo particular do radialista e fotógrafo Antonio Aguillar, um dos promotores desse expressivo movimento da música jovem nos anos 60, que teve entre seus expoentes Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, The Clevers e a italiana Rita Pavone, entre outros tantos artistas.

Na estação Tiradentes, a 2a exposição de presépios natalinos do acervo do Museu de Arte Sacra. (Em promoção conjunta desse museu com o programa Ação Cultural do Metrô, com um cupom de desconto obtido na estação Tiradentes, o interessado pode conhecer, por apenas R$ 1,00, todo o acervo do Museu de Arte Sacra, localizado nas proximidades).

Na estação Liberdade, em área não-paga, há a vitrine permanente de ikebana, milenar arte japonesa de arranjos florais e de plantas, com renovação periódica de trabalhos.

Na estação Trianon-Masp, em vitrine localizada em área não-paga, exposição de peças da coleção de arte africana do Museu de Arte de São Paulo (Masp), com objetos encontrados em urnas funerárias na região que se estende do Saara à Rodésia, na África Negra.

Do Departamento de Imprensa do Metrô