Metrô: Ação Cultural promove atrações nas estações Sé e Vila Madalena

Entre as exposições está a Arte da Vila, na estação Vila Madalena

ter, 15/03/2005 - 18h28 | Do Portal do Governo

Os usuários das estações Sé e Vila Madalena podem conferir duas atrações, de cultura e arte, promovidas pelo programa Ação Cultural do Metrô.

O Banco Nossa Caixa revela sua história através da exposição ’88 Anos da Nossa Caixa’, até 29 de abril, na Estação Sé. A história do banco paulista, fundado em 1917, é contada através de documentos históricos e fotográficos.

Na estação Vila Madalena, estará em cartaz até 29 de abril, a mostra ‘Arte da Vila’, que revela criações de artistas da Vila Madalena. (Nos dias 2 e 3 de abril, das 10h às 19h, os usuários que visitarem a exposição poderão conhecer o circuito cultural do bairro e interagir com os artistas em seus ateliês. Um transporte gratuito sairá do terminal urbano desta estação do Metrô).

Circuito Cultural em Março

Uma boa opção de entretenimento é percorrer o roteiro total de exposições promovidas pelo programa Ação Cultural, sem nenhum acréscimo no valor pago para a entrada no Metrô (R$ 2,10 o bilhete unitário).

– ‘125 Anos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas – IIER’, de 5 a 30 de março, na Estação Sé. Exposição fotográfica que retrata os diversos pavilhões, estilo arquitetônico, mapas cartográficos, funcionários e trajes de época de um dos maiores centros médicos mundiais no tratamento de doenças infecto-contagiosas.

– A Estação Tatuapé apresenta a exposição ‘Trabalho do Preso, Transformação para Todos’, de 5 a 30 de março, com trabalhos desenvolvidos por detentos como forma de incentivar seus potenciais profissionais e reintegrá-los à sociedade.

– ‘Pintores Brasileiros na Coleção do Masp’, de 1º a 31 de março, na Estação Trianon Masp. As obras do pintor João Baptista da Costa abrem a série de exposições sobre a pintura brasileira, com destaque para as paisagens do Brasil.

– A Estação República expõe, de 1º a 31 de março, a mostra ‘Escola com Arte – Uma Experiência nos Fins de Semana’, com os resultados das oficinas de arte realizadas pela arte-educadora Nair Kremer no Programa Escola da Família, com trabalhos que foram expostos recentemente no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, que abre uma série de escolas nos fins de semana para a realização de atividades culturais e esportivas pela comunidade local.

– A Estação Corinthians-Itaquera abriga, de 5 a 30 de março, a exposição ‘Na Tela do Cinema’, que mostra o resultado do concurso de figurinos realizados por alunos da escola de moda Sigbol, a partir de cenas e personagens famosos. São 112 figurinos desenvolvidos em miniaturas de bonecas.
– A Estação Paraíso recebe a exposição ‘Escrevendo o Futuro’, de 5 a 30 de março, projeto que envolve crianças e educadores da rede pública com o objetivo de aperfeiçoar a criação de textos. O programa visa a melhoria dos textos de alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental das escolas públicas.

– ‘Cidades Históricas – Brasil’, de 5 a 30 de março, na Estação Luz, é uma mostra que revela 50 cidades brasileiras, suas histórias e curiosidades, através de painéis fotográficos.

– ‘A vitrine de Ikebana’, de 1º a 31 de março, em área não-paga da Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

– ‘Presépios’, de 1º a 31 de março, mostra de presépios típicos de diversos países do mundo (México, Portugal, Áustria, Peru, Japão e Zimbábue), sendo destaques os presépios japonês e africano. A exposição é organizada pelo Museu de Arte Sacra e está localizada na saída Jorge Miranda da Estação Tiradentes.

Além de apreciarem a mostra de presépios, os usuários que forem de Metrô ganharão, na estação Tiradentes, um cupom de desconto para conhecer todo o acervo do Museu de Arte Sacra, que fica perto do local da exposição, por apenas R$ 1,00).

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento Imprensa