Metrô: Ação Cultural promove 10 atrações no mês de Abril

Interessados podem ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô

qui, 31/03/2005 - 21h23 | Do Portal do Governo

O programa Ação Cultural do Metrô promove 10 eventos nas estações durante o mês de abril. As atrações incluem desde uma exposição fotográfica sobre a raça negra e a sua influência na música popular brasileira até as obras do pintor-paisagista João Baptista da Costa e fotopinturas de Nel Cassorla, passando por uma apresentação permanente de Ikebana, arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas, com renovação periódica dos trabalhos.

Os interessados podem ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,10). No caso das vitrines das estações Trianon-Masp e Liberdade não é necessário passar pelas bilheterias, já que elas estão em áreas não pagas.

Confira os eventos

  • “Olho da Cidade”, de 4 a 29 de abril, na Estação Luz. Mostra de composições fotográficas e fotopinturas do artista Nel Cassorla. Suas interferências sobre as fotos, com a utilização de tinta acrílica, criam uma fusão de imagens que sugere o caos visual de uma metrópole.
  • “Raça Negra e sua Influência na Música Popular Brasileira”, de 4 a 29 de abril, na Estação Paraíso. Exposição fotográfica sobre remanescentes dos quilombos que destaca a influência marcante da raça negra na música popular do país.
  • ’88 Anos da Nossa Caixa”, de 1 a 29 de abril, na Estação Sé. Mostra de documentos históricos e fotográficos, em comemoração ao aniversário do banco Nossa Caixa, revelam a trajetória dessa instituição financeira fundada em São Paulo em 1917.
  • ‘Pintores Brasileiros na Coleção do Masp’, de 1 a 31 de abril, em área não-paga na Estação Trianon Masp. As obras do pintor João Baptista da Costa abrem a série de exposições sobre a pintura brasileira, com destaque para as paisagens do Brasil.
  • “Arte da Vila”, de 1 a 29 de abril, Exposição composta por imagens das criações de artistas da Vila Madalena. (Nos dias 2 e 3 de abril, das 10h às 19h, os usuários que visitarem a exposição, na Estação Vila Madalena, poderão conhecer o circuito cultural do bairro e interagir com os artistas em seus ateliês. Haverá transporte gratuito com saídas do terminal urbano dessa estação).
  • A Estação República expõe, de 1 a 29 de abril, a mostra “Escola com Arte – Uma Experiência nos Fins de Semana”, com os resultados das oficinas de arte realizadas pela arte-educadora Nair Kremer no Programa Escola da Família, com trabalhos que foram expostos recentemente no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, que abre uma série de escolas nos fins de semana para a realização de atividades culturais e esportivas pela comunidade local.
  • “Presépios”, de 1 a 30 de abril. Mostra de presépios típicos de diversos países do mundo (México, Portugal, Áustria, Peru, Japão e Zimbábue), sendo destaques os presépios japonês e africano. A exposição é organizada pelo Museu de Arte Sacra e está localizada na saída Jorge Miranda da Estação Tiradentes.
  • Além de apreciarem a mostra de presépios, os usuários que forem de Metrô ganharão, na estação Tiradentes, um cupom de desconto para conhecer todo o acervo do Museu de Arte Sacra, que fica perto do local da exposição, por apenas R$ 1,00.
  • A Estação Brás recebe a exposição “Escrevendo o Futuro”, de 4 a 29 de abril, projeto que envolve crianças e educadores da rede pública com o objetivo de aperfeiçoar a criação de textos. O programa visa a melhoria dos textos de alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental das escolas públicas.
  • Cidades Históricas do Brasil, de 4 a 29 de abril, na Estação Corinthians/Itaquera, proporciona uma viagem no tempo com informações sobre 50 cidades históricas brasileiras. Exposição com imagens e texto acessível, é uma verdadeira aula de história brasileira, em que o leitor pode conhecer as curiosidades e os fatos mais marcantes de cada local.
  • “A vitrine de Ikebana”, em área não-paga da Estação Liberdade, apresenta exposição permanente dessa arte milenar japonesa, baseada em arranjos florais e de plantas, com renovação periódica dos trabalhos.

    Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa