Metrô: Ação Cultural do Metrô promove 19 atrações em junho

Eventos acontecem em 12 estações metroviárias

seg, 06/06/2005 - 19h38 | Do Portal do Governo

O programa Ação Cultural do Metrô promove 19 eventos em 12 estações metroviárias durante junho. A estação República concentra seis mostras, com foco no meio ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Os interessados em conferir as atrações só precisam estar dentro do sistema metroviário, com a aquisição de um bilhete unitário do Metrô (R$2,10), à exceção das vitrines das estações Trianon-Masp e Liberdade, que ficam em áreas não-pagas.

Programação de Junho

A estação República apresenta, de 6 a 30 de junho, a exposição ‘Estação Meio Ambiente’. Essa mostra fotográfica, que destaca as riquezas naturais do Brasil, visa reforçar a consciência das pessoas para a necessidade da preservação do meio ambiente. Ela é subdividida em seis exposições, compostas por 10 banners cada, com os seguintes temas:

– Floresta Amazônica: exposição sobre a maior e mais rica floresta tropical do mundo, com imagens e informações sobre a grande diversidade da fauna e da flora.

– Caatinga: longos períodos de seca são retratados na exposição. Esta região do Nordeste brasileiro surpreende pela beleza e as adaptações à falta de água.

– Ecossistemas Costeiros: retrata a grande variedade dos biomas do litoral do Brasil: praias arenosas, ilhas marítimas, recife de corais, manguezais, restingas e lagoas.

– Unidades de Conservação: explica o conceito de ‘Unidade de Conservação’ com exemplos no território nacional, como o Parque Nacional do Iguaçu e Parque Nacional Marinho de Abrolhos.

– Água: destaca a distribuição da água pelo planeta, sua importância na manutenção da vida na Terra, a ação do homem sobre os mananciais, além das reservas hídricas brasileiras.

– Ainda na estação República, também de 6 a 30 de junho, haverá a exposição ‘Museu Florestal Octávio Vecchi’, com a história dessa instituição, contada através de painéis com fotos da fauna paulistana, sementes de flores e árvores, e peças do museu.

– ‘Achados e Perdidos’ é a atração na estação Sé, de 15 a 30 de junho. Prestes a completar 30 anos, a Central de Achados e Perdidos do Metrô expõe painéis com fotos e objetos inusitados, além de dados numéricos dos itens encontrados nesse período.

– ‘Espanha no Imaginário’ é o evento na estação Tatuapé, de 8 a 30 de junho. A mostra contém ilustrações da artista plástica Zeila Trevisan, criadas após pesquisas e entrevistas com 16 pessoas que nunca estiveram na Espanha. Cada ilustração da artista é acompanhada de um comentário de como essas pessoas imaginam aquele país.

– A estação Sé apresenta o painel ‘Planeta Azul’, de 8 a 30 de junho. Criado pela artista Rose Perussi, a partir de metais descartados, retrata o tema ecologia. Nessa obra, a chamada ‘arte conceitual’ dá lugar à pratica da transformação de sucata em um material artístico, com um fundo social.

– ‘Refugiados: em Busca de um Lugar no Mundo’, de 8 a 30 de junho, na estação Itaquera. Exposição que retrata cenas da vida cotidiana de refugiados espalhados pelo mundo, vítimas de guerras, massacres e perseguições políticas, raciais, religiosas e étnicas.

– A estação Luz recebe, de 6 a 30 de Maio, a exposição ‘Equipe Brasileira de Wingwalking’. Através de fotos, essa atividade é melhor apresentada ao público, que pode ter uma noção do que é estar em cima da asa de um avião em pleno vôo, enquanto ele faz manobras acrobáticas.

– ‘Letras do Coração’ é a atração na estação Paraíso, de 8 a 30 de junho. Exposição de poemas e poesias sobre a paixão, cujo ponto alto é a forma sincera de mostrar um sentimento sem nenhuma vergonha: o amor.

– ‘Veja São Paulo 20’ é a atração da estação Santa Cecília, de 6 a 19 de maio. Com algumas das melhores capas da revista Veja São Paulo, esta mostra relembra fatos marcantes da cidade desde 1985, através de temas como moda, cultura, curiosidades, personalidades, lazer, responsabilidade social e comportamento.

– A estação Vila Madalena apresenta a exposição ‘Made in Brasil’, de 8 a 30 de junho. Alunos de moda reproduziram miniaturas do vestuário, criadas por estilistas, figurinistas, marcas, grifes, costureiros e artesões brasileiros, expostos em 80 mini bustos de costura.

– A estação Capão Redondo expõe, de 6 a 30 de junho, cinco banners integrantes da série de história em quadrinhos ‘Os Cientistas’, do cartunista Jão Garcia. O tema é a produção de ciência e tecnologia no Brasil. Os personagens utilizam o humor para desmistificar a ciência e informar, aproximando a população dos avanços científicos.

– A ‘Vitrine permanente de Ikebana’, em área não-paga da estação Liberdade, apresenta essa arte milenar japonesa, baseada em arranjos florais e de plantas, com renovação periódica dos trabalhos.

– A estação Clínicas recebe, de 8 a 30 de junho, a exposição ‘Escrevendo o Futuro’. A mostra é baseada no programa ‘Escrevendo o Futuro’, que envolve crianças e educadores da rede pública estadual num projeto de aperfeiçoamento do processo de elaboração e leitura de textos.

– A vitrine da estação Trianon-Masp, em área não-paga, recebe a exposição ‘Pintores Brasileiros na Coleção do Masp’, de 1 a 30 de junho. Trata-se da segunda exposição de uma série, agora com obras do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, discípulo de Le Chevrel e de Victor Meirelles na Imperial Academia de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

– A estação Brás recebe a exposição ’88 Anos da Nossa Caixa’, de 8 a 30 de junho. A mostra faz parte das comemorações dos 88 anos de existência dessa instituição bancária paulista, com reproduções de documentos históricos e fotografias.

Departamento de Imprensa do Metrô

F.C.