Meio Ambiente: Verão Limpo encerra sua atuação no Carnaval

Ação será realizada na cidade de Mongaguá

qua, 02/02/2005 - 14h40 | Do Portal do Governo

No próximos dias 5, 6 e 7, durante o feriado prolongado do Carnaval, acontecerá na praia do Centro, na cidade de Mongaguá, no Litoral Sul Paulista, o encerramento oficial da Campanha Verão Limpo 2005.

Durante os três dias, das 9h às 17 horas, haverá apresentações de peças de teatro, oficinas de educação ambiental, histórias infantis e palestras nuticionais. Ainda haverá no período distribuição de sacolinhas para lixo, camisetas, bonés e cartilhas sobre
balneabilidade das praias.

A campanha está sendo realizada pelo 17º ano consecutivo, envolvendo os municípios do Litoral Paulista, com a finalidade de promover a conscientização da comunidade, especialmente os turistas que lotam as praias nas férias de verão.

Este ano, a campanha percorreu as praias do Gonzaga, em Santos, do Boqueirão, em Ilha Comprida, do Perequê, em Ilhabela, de Pitanqueiras, no Guarujá, de Indaiá, em Caraguatatuba e praia do Centro, em Mongaguá.

Até o momento, foram distribuídas para o público participante 100 mil sacolinhas para recolhimento de lixo, 20 mil cartilhas sobre balneabilidade das praias, 10.000 tapa-sóis e 1.100 camisetas e bonés, brindes esses utilizados nas brincadeiras desenvolvidas na tenda montada pela Cetesb.

Ceca de 4 mil pessoas passaram pelas praias no final de semana. Nesse final de semana. heverá oficinas de Pet, que já atenderam até o momento 1.500 crianças com a proposta de incentivar o controle e a reciclagem do lixo.

Uma nutriconista estará presente para orientar os turistas quanto ao consumo adequado de alimentos e bebidas na praia. Os interessados serão atendidos individualmente, em consultas de 15 minutos.

O carro laboratório da Cetesb, que atraiu uma média de 100 visitantes por final de semana, estará estacionando na praia do Centro em Mongaguá, para que os presentes possam tirar suas últimas dúvidas sobre a qualidade da água.

Paralelamente, haverá uma mostra da Polícia Ambiental, que montou especialmente para a campanha 2005 uma exposição de animais empalhados e de viaturas e instalou um posto para denúncias ambientais, com uma freqüência estimada de 300 pessoas por final de semana.

A Campanha Verão Limpo 2005 foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Cetesb, contando com o apoio da Porto Seguros, da Ecovias, da Dersa, do DER e da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo.

Da Cetesb
C.A