Meio Ambiente: Instituto de Botânica lança livro sobre orquidologia sul-americana

Informações do livro eram restritas ao círculo fechado dos pesquisadores

qua, 30/06/2004 - 17h46 | Do Portal do Governo

O Instituto de Botânica, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA), lançou nesta quarta-feira, doa 30, um livro dedicado a orquídeas, com informações antes restritas ao círculo fechado dos pesquisadores.

O livro “Orquidologia sul-americana: uma compilação científica” foi organizado pelos pesquisadores Fábio de Barros e Gilberto B. Kerbauy, com a colaboração de outros pesquisadores de diversas instituições e funcionários do Instituto de Botânica. Um dos atrativos da publicação são as aquarelas de Joaquim Franco de Toledo, especialista em ilustrações científicas, já falecido.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, “ainda não se conhece no Brasil um trabalho sobre orquídeas com o tipo de aborgagem deste livro”, reunindo contribuições de especialistas de renome nos diferentes campos do conhecimento.

Goldemberg lembra que o livro faz “uma justa homenagem à memória de Frederico Carlos Hoehne, fundador do Instituto de Botânica, que iniciou a tradição do estudo das orquídeas brasileiras em São Paulo, e a Joaquim Franco de Toledo, virtuoso ilustrador botânico brasileiro, cujas aquarelas emprestam singular beleza a esta publicação”.