Meio Ambiente: Fundação SOS Mata Atlântica apresenta ferramenta de educação ambiental

Dia 22 é Dia Mundial da Água

sex, 18/03/2005 - 17h46 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de promover e estimular o engajamento social às ações e metas do Projeto de Despoluição do Rio Tietê e a gestão de bacias hidrográficas, a Fundação SOS Mata Atlântica lança o ‘Diagnóstico e Caracterização por Percepção de Bacias Hidrográficas’, nesta terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, na Sabesp (rua Costa Carvalho, 300), em São Paulo, às 15h00.

O ‘Diagnóstico e Caracterização por Percepção de Bacias Hidrográficas’, elaborado pelo programa de educação ambiental do projeto de despoluição do Tietê – Mãos à Obra pelo Tietê, ensina como reconhecer uma bacia hidrográfica. A metodologia explica como cada cidadão, seja representante de uma empresa, ONG ou bairro, pode caracterizar uma bacia hidrográfica, exercitando a percepção sobre as questões sócio-ambientais. A publicação ressalta a importância de saber reconhecer os problemas e as potencialidades de uma bacia hidrográfica, algo fundamental para atuar diretamente na conservação e uso sustentável da água, mantendo a quantidade e a qualidade para as diversas atividades humanas.

Este trabalho começou em 1991, quando um teimoso jacaré apareceu nas águas poluídas do rio Tietê e incentivou a realização de um abaixo-assinado com um milhão e duzentas mil assinaturas sobre a campanha que iniciou o processo de despoluição do rio Tietê.

O lançamento do livro ‘Diagnóstico e Caracterização por Percepção de Bacias Hidrográficas’ acontece dia 22 (Dia Mundial da Água), às 15 h, na Sabesp, que fica na rua Costa Carvalho, 300, Pinheiros, São Paulo.