Lu Alckmin implanta o Programa Padarias Artesanais em mais 121 escolas do interior

Neste sábado, dia 26, foram entregues kits para escolas das regiões de Franca, Barretos e São Joaquim da Barra

sáb, 26/02/2005 - 20h38 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, implantou neste sábado, dia 26, em Franca, o Programa Padarias Artesanais em mais 121 escolas estaduais do interior, integrantes do Programa Escola da Família. Foram entregues 121 kits de padarias artesanais para unidades de ensino de 30 municípios das regiões de Franca, Barretos e São Joaquim da Barra.

As escolas participantes do Programa Escola da Família são unidades que abrem as portas nos fins de semana para a prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Até hoje já foram capacitadas mais de 3,5 mil escolas estaduais. O objetivo é levar o Programa para toda a rede estadual de ensino, quase 6 mil escolas.

Durante a cerimônia, realizada na Escola Estadual Torquato Caleiro, foi entregue um kit de padaria artesanal, simbolicamente, à diretora do estabelecimento, Olintha Pereira Marcantônio, representando as demais escolas beneficiadas hoje.

Ao receber o kit, ela destacou a importância dessa iniciativa: ‘A população tem a oportunidade de aprender e levar para dentro de suas casas uma alimentação sadia, produzida com ingredientes naturais, podendo até ser comercializada e gerar renda’.

Para Lu Alckmin, além de capacitar, gerar renda e emprego, a instalação da Padaria Artesanal nas unidades de ensino visa aproximar a comunidade do convívio escolar, o que os levará a valorizar o patrimônio público, evitando a violência e a entrada de drogas nas escolas.

Cristina Cordeiro, coordenadora do programa Escola da Família, ressalta que os índices de violência nas escolas estão diminuindo e os alunos estão deixando marcas positivas. Para ela, as Padarias Artesanais também trazem um novo público para a escola. ‘Depois que os kits foram entregues, as escolas passaram a ter mais alegria, e a freqüência não é só de jovens mas de toda a família’.

A presidente do Fussesp também credita o sucesso desse trabalho ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios, aos gestores das escolas e aos diversos parceiros do projeto.

O evento contou com a participação das primeiras-damas de 15 municípios.

Programa de Capacitação, Geração de Renda e Emprego

O projeto de Padarias Artesanais faz parte do Programa de Capacitação, Geração de Emprego e Renda do Fundo Social de Solidariedade. Consiste na produção de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes. Os kits de padaria, compostos por forno, botijão de gás, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras, são captados pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo junto à iniciativa privada e distribuídos gratuitamente a entidades e associações cadastradas, Fundos Municipais de Solidariedade e escolas. Cada kit custa, em média, de R$ 700,00 a R$ 1.200,00 dependendo da negociação do parceiro.

Iniciado a três anos, o Programa de Padarias Artesanais já implantou mais de 6.500 unidades em todo o Estado, em cerca de 1.900 entidades sociais da Capital cadastradas no Fussesp, favelas e nos 644 municípios do Estado.

O Fundo Social, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, capacita, em sua sede, os agentes multiplicadores, que têm o compromisso de repassar em suas comunidades as técnicas de panificação, além de noções de saúde, higiene, ética e cidadania. Desde o início do programa, mais de 13 mil pessoas foram capacitadas.

Christiane Rocha