Livros: Imprensa Oficial, Edusp, Fapesp e Hucitec ganham Prêmio Jabuti

nd

ter, 30/04/2002 - 19h46 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a Edusp, a Fapesp e a Hucitec ganharam mais um Prêmio Jabuti, segunda-feira à noite, na 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O livro premiado foi Festa, organizado por István Jancso e Iris Kantor, que concorreu na categoria Ciências Humanas.

O Prêmio Jabuti é concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Trata-se da mais tradicional certificação literária do Brasil. Equipes de julgamento analisam as diversas obras concorrentes para identificar as melhores do ano em diferentes categorias, entre elas romance, poesia, infantil, tradução, capa e outras.

Festa Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. Organizada por István Jancso e Iris Kantor, a obra compõem-se de dois volumes preciosos que saíram do seminário do mesmo nome, realizado em São Paulo em 1.998.

Retrato de um momento, o livro nos reporta às tradições de estudos sobre fenômenos festivos presentes na historiografia brasileira. Cronologicamente identifica-se um primeiro grupo de trabalhos iniciados a partir do último quartel do século XIX.

São obras de memorialistas, viajantes, literatos e juristas buscando manifestações da nacionalidade brasileira. Durante o seminário foram apresentados recitais e concertos, com músicas de alguma forma relacionadas com os temas tratados.

Ricamente ilustrado, constitui um marco na evolução dos estudos que se realizaram no Brasil e em Portugal sobre as festas do território brasileiro.

Viviane Gomes dos Santos e Denise Campos
Agência Imprensa Oficial