Lembo recebe vice-primeiro-ministro e ministro da Indústria e Comércio de Israel, Ehud Olmert

Encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

qui, 10/03/2005 - 13h31 | Do Portal do Governo


O governador em exercício, Cláudio Lembo, e secretários estaduais receberam nesta quinta-feira, dia 10, no Palácio dos Bandeirantes, o vice-primeiro-ministro e ministro da Indústria e Comércio de Israel, Ehud Olmert. A reunião ainda contou com presenças de empresários israelenses.

“Com muita honra recebo o senhor ministro de Israel. Quero agradecer particularmente seu esforço como prefeito de Jerusalém por ter preservado esse patrimônio para o povo judeu e para a humanidade”, disse Cláudio Lembo.

Lembo informou que das 139 empresas israelenses instaladas no Brasil, 93 estão no Estado de São Paulo. “Isso mostra essa integração perfeita entre os empresários de Israel e São Paulo”. Ele lembrou ainda que São Paulo é o Estado mais desenvolvido do Brasil, onde está concentrada a maior parte da produção brasileira.

Durante o encontro, foram apresentados alguns importantes trabalhos realizados pelo Governo paulista.

Martus Tavares, secretário de Economia e Planejamento, começou a sua apresentação informando que os números do Estado de São Paulo correspondem aos números de muitos países desenvolvidos no mundo inteiro. “São Paulo tem um PIB brasileiro que corresponde a um terço do que é produzido no país”. Ele comentou ainda que o Estado de São Paulo também possui uma concentração industrial que corresponde a quase de toda a produção industrial do Brasil. “Isso nos permite produzir praticamente todos os produtos manufaturados, do agronegócio até a produção de aeronaves”, disse.

Sobre os trabalhos do Governo paulista, Tavares ressaltou dois importantes. Primeiro o esforço fiscal que foi feito nos últimos dez anos no Estado de São Paulo. “As finanças estaduais hoje são consideradas uma referência no País”. O segundo destacado pelo secretário foi o resultado positivo do Programa Estadual de Desestatização, onde o Estado fez concessões de serviços para a iniciativa privada. “Isso possibilitou abrir espaço para o setor privado para que investimentos importantes pudessem acontecer”, comentou.

O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, lembrou que o Brasil tem a maior reserva de água doce do mundo “Quatorze por cento de toda a água potável do mundo está no Brasil, mas infelizmente ela é muito mal distribuída”, disse. Ele informou que 50% da água que é consumida em São Paulo e Região Metropolitana vêm de outras regiões.

“Esse é um grande desafio, de trazer essa água, tratá-la e entregar para todo a população. Israel tem pouca água e ele tem muito a nos ensinar. Água é um bem essencial. Sobre energia, Arce comentou que praticamente toda a energia consumida vem de usinas hidrelétricas. “Agora com o desenvolvimento do cultivo da cana-de-açúcar, nós temos um grande potencial de geração de energia de biomassa e geração de emprego. Hoje empregamos aproximadamente 600 mil pessoas”, informou.

Sobre Segurança Pública, Marco Antônio Desgualdo, delegado geral da Polícia Civil, lembrou que a aproximação já existente com a segurança de Israel é muito importante, principalmente em tecnologia. “Pela primeira vez, graças ao Governo paulista, houve uma aproximação da ciência com a polícia, principalmente no campo da tecnologia. Estamos usando todas as ferramentas possíveis, principalmente nas investigações criminais. Com isso estamos reduzindo o número de homicídio e seqüestro em nosso Estado”, comentou.

O vice-primeiro-ministro Ehud Olmert agradeceu Cláudio Lembo pela oportunidade de expandir as relações comerciais entre Israel e o Estado de São Paulo. “Fico muito satisfeito e contente com o excelente trabalho do Governo paulista. Nós queremos estudar a possibilidade para uma frutífera cooperação com o Estado de São Paulo”, disse.

Macedo Júnior