Leitura: Metrô inaugura biblioteca na estação Tatuapé

Segunda biblioteca 'Embarque na Leitura' será inaugurada nesta quinta-feira

qua, 31/08/2005 - 21h13 | Do Portal do Governo

O Metrô inaugura nesta quinta-feira, dia 1º, a segunda biblioteca ‘Embarque na Leitura’, com empréstimo gratuito de livros de vários gêneros literários. O evento acontece às 11 horas, no mezanino da estação Tatuapé, na Linha 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda), exatamente um ano depois da implantação da primeira biblioteca, na estação Paraíso.

O novo espaço cultural é resultado da parceria do Metrô com a USIMINAS, a COSIPA, a Rio Negro, a Dufer e o Instituto Brasil Leitor. Para acompanhar o evento, estarão presentes o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, e o presidente da USIMINAS, Rinaldo Campos Soares.

A nova biblioteca ficará aberta das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e contará inicialmente com um acervo de 2.500 livros, dos mais diversos gêneros, como literatura estrangeira e brasileira, filosofia, sociologia, religião, história, geografia, auto-ajuda e infantil. O empréstimo de livros nas duas bibliotecas é gratuito.

Para cadastrar-se, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência recente e uma foto 3×4. Os menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais para ficarem sócios.

Os livros devem ser devolvidos em no máximo dez dias e, para isso, os usuários podem utilizar uma caixa coletora colocada na lateral da biblioteca, mesmo fora do seu horário normal de funcionamento. Mas os livros retirados ali não podem ser devolvidos na biblioteca de Paraíso e vice-versa.

A estação Tatuapé do Metrô, onde circulam cerca de 100 mil usuários por dia, está integrada às linhas E e F da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

‘Embarque na Leitura’ na estação Paraíso

A biblioteca da estação Paraíso conta atualmente com 8.300 associados. Em julho foram feitos 2.869 empréstimos, média de 136 por dia. O livro mais retirado até o mês passado foi ‘O Livro das Religiões’, autoria de Jostein Gaarder.

Além de facilitar o acesso aos livros, a biblioteca de Paraíso promove encontros com escritores e artistas, prática que será estendida ao espaço de Tatuapé, com o objetivo de aliar o transporte público de qualidade prestado pelo Metrô com a cultura.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.