Leitura: Hora da Leitura chega às salas de aulas da rede pública

A iniciativa faz parte do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores

ter, 22/02/2005 - 16h02 | Do Portal do Governo

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores dá mais um passo para estimular a leitura por prazer. Trata-se do projeto Hora da Leitura, programa educacional que vai atender os estudantes de 5ª. a 8ª. séries das escolas estaduais.

Uma sessão de leitura, transmitida simultaneamente para as seis mil escolas, será feita por meio de teleconferência, no lançamento do projeto, dia 7 de março, segunda-feira. Estarão presentes os secretários de estado, Claudia Costin, da Cultura, e, Gabriel Chalita, da Educação.

A parceria firmada entre as pastas permitirá ações coordenadas para difundir a leitura por prazer em sala de aula. A Educação incluirá atividades de leitura em 50 minutos na grade semanal, envolvendo quase dois milhões de estudantes e 9.200 professores.

A secretaria irá capacitar os professores, por meio de ação coordenada pela professora titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, Marisa Lajolo, doutora em Letras pela Brown University, com graduação e mestrado na Universidade de São Paulo (USP).

No dia 21 de março, acontece a primeira videoconferência para capacitar os professores que implementarão o projeto nas salas de aula. A metodologia aplicada, desenvolvida por Marisa Lajolo, criará atividades que estimulem os alunos a ler. ‘Em uma das ações, os estudantes serão motivados a escrever as resenhas dos livros que leram para o portal www.leialivro.sp.gov.br , braço online do São Paulo: Um Estado de Leitores’, conta a secretária Claudia Costin.

O programa foi criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é a meta de maior visibilidade do projeto. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. Hoje, apenas 23 ainda não têm e até março a Secretaria cumpre a meta.

Além disso, o programa abriu outras 49 salas de leitura pela periferia da cidade e grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira e uma no Centro Desportivo Baby Barione.

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.