Juventude: Jovens receberão incentivo para desenvolver projetos e ações voluntárias

nd

sex, 30/08/2002 - 18h41 | Do Portal do Governo

Foi publicado no Diário Oficial, Executivo I, Seção I, desta sexta-feira, dia 30, resolução sobre o Programa Estadual Jovem Voluntário – Escola Solidária que vai incorporar, no histórico escolar desses alunos, informações indicativas das experiências vivenciadas mediante o registro nos respectivos documentos escolares.

O programa visa, também, valorizar as experiências de relevante caráter social desenvolvidas pelas unidades de ensino estaduais sob a forma de projetos curriculares específicos. Objetiva, ainda, incentivar e reconhecer as ações de participação e de voluntariado praticadas pelos estudantes sob orientação das equipes escolares.

Caberá às diretorias de ensino orientar, apoiar e acompanhar as unidades escolares no cumprimento do programa.

Proposta pedagógica

O alvo do programa são os alunos da educação básica. Tem como meta estimular projetos e ações voluntárias nas escolas. Um dos princípios é promover o jovem a partir de atividades interdisciplinares dentro da proposta pedagógica de cada unidade escolar.

O programa Jovem Voluntário – Escola Solidária conta também com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da União Nacional dos Dirigentes de Educação Municipal (Undime), do Programa das Escolas Associadas à Unesco (PEA-Unesco), entre outros representantes da comunidade educacional.

Lúcia Alamino
Da Agência Imprensa Oficial