Juventude: Fórum discute ações governamentais para jovens

Encontro foi realizado na semana passada, no Memorial da América Latina

ter, 01/03/2005 - 14h27 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer realizou, na semana passada, o 1º Fórum Permanente da Juventude, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento teve a participação de outras secretarias estaduais, como a da Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social, da Educação, de Economia e Planejamento e a da Saúde. Autoridades, educadores e convidados discutiram projetos e ações do governo do Estado direcionadas ao público jovem.

Os secretários da Juventude, Lars Grael; e da Cultura, Cláudia Costin, destacaram a necessidade da participação do poder público na execução de políticas que contemplem a juventude menos favorecida. Para Claudia Costin, é fundamental que os governos criem condições de integrar o jovem ao meio social por intermédio de ações que possam retirá-lo das drogas e das ruas.

Longe da violência – ‘Ociosidade e falta de perspectivas são motivos pelos quais os adolescentes de baixa renda entram para o mundo do crime. O maior número de mortes nesta faixa etária está relacionado à violência. Num Estado e numa cidade em que a maioria dos homicídios ocorre nos fins de semana, é necessário criar políticas direcionadas para o desenvolvimento do jovem’, afirmou a secretária da Cultura.

Lars Grael ressaltou a criação do Parque da Juventude, construído no terreno em que funcionava o Complexo Penitenciário do Carandiru. Disse que a obra foi fundamental para a população dos bairros próximos e que serve para integrá-la às atividades que sua secretaria oferece no local.

Grael citou, ainda, outros trabalhos do governo, como Acessa São Paulo e Conselho Estadual da Juventude. ‘Infelizmente, não há condições de solucionar todos os problemas. Contudo, nosso papel é articular com órgãos públicos e entidades privadas ações que beneficiem os jovens’, completou.

Da Agência Imprensa Oficial

(LRK)