Justiça: Sabadania atenderá moradores do Jardim São Luís a partir de sábado

Vários órgãos da Secretaria da Justiça, como Ipem e Procon, vão prestar atendimento à população

qua, 16/03/2005 - 15h22 | Do Portal do Governo

Depois de prestar atendimento a mais de 45 mil pessoas em 2004, o Sabadania – projeto organizado pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania – reinicia seus trabalhos no próximo sábado, dia 19, das 10h às 16h, no CIC Sul. O Centro de Integração da Cidadania Sul está localizado na rua José Manoel Camisa Nova, nº 100, no Jardim São Luís, zona sul da capital.

A novidade dessa edição será uma apresentação de números circenses com uma trupe especial: adolescentes da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) com histórico de bom comportamento. Eles recebem aulas de malabarismo e arte cênica da ONG Instituto Religari, nas unidades onde são internos.

As aulas de circo constituem uma forma de envolver os menores com passagem pela Febem em trabalhos lúdicos e, conseqüentemente, reintegrá-los ao convívio em sociedade. Os próprios instrutores do Religari empenhados nessa atividade são ex-internos da Fundação. Aprenderam as técnicas circenses e agora as utilizam como meio de vida.

Já o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão também vinculado à Secretaria da Justiça, montará seu estande com a expectativa de superar a marca dos 700 atendimentos alcançada na última edição do evento, realizada em dezembro, na zona oeste.

Durante o Sabadania, as pessoas que procuram o Ipem-SP utilizam os serviços oferecidos para esclarecer dúvidas de suas medidas, geralmente, utilizadas como referência para exames médicos. Foi o caso da gestante Leoni Pereira de Lima, 33 anos, que aproveitou a ocasião para medir sua pressão. Na época da última edição do projeto, em 2004, Leoni estava no quinto mês de gravidez e não tinha idéia de sua pressão. Ficou mais tranqüila ao constatar a normalidade da mesma. Além da pressão arterial, o Instituto de Pesos e Medidas fará a medição de peso e altura.

Já o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) e o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) estarão à disposição, das 10h às 14h, para tirar dúvidas relacionadas às drogas, exames de paternidade e informar sobre as formas de apoio aos familiares de vítimas de violência fatal. No mesmo horário, profissionais da Fundação Procon e da Junta Comercial orientarão os cidadãos sobre os direitos do consumidor e à regulamentação da situação jurídica de empresas.

Durante todo o evento, uma exposição de produtos artesanais produzidos pela comunidade, assim como o salão de beleza – com corte de cabelo e limpeza de pele – oferecerão cultura e beleza ao público presente. Da mesma forma, as salas de saúde e odontologia estarão de portas abertas para a realização de testes de glicemia, triagem e encaminhamento odontológico. Palestras sobre aborto, desarmamento e distribuição de preservativos são outros serviços que farão parte desse Sabadania.

Outras Informações:

  • Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
    Assessoria de Imprensa: (0xx11) 3291-2612

  • Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP
    Assessoria de Imprensa: (0xx11) 7133-6835