Jovens da Febem do Guarujá produzem filme comemorativo aos 110 anos do cinema

Maioria da equipe técnica é formada por internos; filmagem começará amanhã em Santos

seg, 14/02/2005 - 12h47 | Do Portal do Governo

Onze adolescentes da Febem do Guarujá, que participam do projeto Cinema-Escola – parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Casa de Cultura do Baiano das Astúrias – se preparam para iniciar o primeiro longa-metragem produzido nas dependências da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem).

‘Kinema, através dos tempos’. Este é o titulo do filme que começa a ser rodado nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro. O nome da produção cinematográfica é uma alusão à palavra grega kinema, que significa movimento. Trata-se de uma retrospectiva dos 110 anos da história do cinema, que vai desde 1895 até 2005, simbolizada na figura do jovem Kinema, protagonista da trama. A cenas externas serão gravadas nas cidades de Santos, Guarujá, Cachoeira Paulista e São Paulo.

Com uma equipe técnica essencialmente composta por internos – direção, assistente de direção, direção de produção, diretor de fotografia, cinegrafista, storyboarder, técnico de áudio e contra-regra – o filme é supervisionado pelo cineasta Tony Valente, responsável pela execução do programa dentro da unidade desde 2003.

‘As aulas acontecem duas vezes por semana’, explica Valente. ‘Nestes dias um set de filmagem é montado com câmeras digitais, tripés, luzes, claquete, monitor, a fim de envolve-los neste universo e facilitar o aprendizado sobre cada função que existe na realização de um filme’, completa.

De acordo com o cineasta, a iniciativa não tem a intenção de profissionalizar, mas de interferir no processo de ressocialização dos alunos, com o objetivo de criar uma visão crítica sobre o mundo e canalizar energias para ações mais positivas e construtivas. ‘Os roteiros possibilitam que os meninos tenham conhecimento do que significa a cidadania e possam exercitá-la conscientemente’, acredita o responsável pelo projeto.

Enredo – O longa-metragem ‘Kinema, através dos tempos’ conta a história de um jovem que vive aventuras e passa por situações inusitadas. Cada momento protagonizado pelo rapaz retrata, veladamente, as épocas que marcaram a história do cinema. Entre os principais artistas contemplados no filme estão os irmãos Lumière (Lowis Brothers e Auguste Lumière), que fizeram a primeira exibição pública do cinematógrafo; Charles Chaplin, Buster Keaton (1º dublê da história do cinema), George Mélies (que introduziu a ficção científica no cinema, com o filme Viagem à Lua), Alfred Hitchcock, Amácio Mazzaropi, Oscarito, Grande Otelo, entre outros.

Artistas convidados – Os adolescentes convidaram alguns artistas renomados para participar das gravações e conhecer o projeto desenvolvido dentro da instituição. A presença dessas personalidades só depende da liberação do departamento de elenco da Rede Globo e da Rede TV. A divulgação dos nomes só será feita após a confirmação dos convites.

Projeto Cinema-Escola

A iniciativa consiste na realização de oficinas para a produção de vídeos educacionais. Depois de prontos, os filmes são exibidos gratuitamente em escolas públicas de todo o País. Na Febem, os adolescentes inscritos no projeto já produziram dois curta-metragens, sendo que, uma dessas produções concorreu no festival regional 2º Curta Santos, realizado em 2003.

Além do Projeto Cinema-Escola, implementado na unidade de internação do Guarujá, a Febem possui outro programa relacionado ao cinema. O projeto ‘Ligue Vídeo’, desenvolvido no Internato Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo. A iniciativa é realizada em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil. Todo o trabalho é feito por adolescentes, em conjunto com arte-educadores das oficinas de capoeira, teatro, dança e fotografia.

Da Fundação Estadual do Bem-Estadual do Menor Febem-SP
Assessoria de Imprensa

(LRK)