Inclusão Digital: Começa curso de informática para primeira turma de servidores estaduais

Mais de 3, 8 mil funcionários vão aprender a usar processador de texto e navegar na internet

seg, 14/02/2005 - 10h19 | Do Portal do Governo

Servidores públicos estaduais iniciam nesta segunda-feira, dia 14, o Curso de Introdução à Informática Básica com videoconferência explicando os princípios do programa de inclusão digital direcionado à administração direta e autarquias. Participarão da primeira turma de treinamento 3.802 servidores que terão aulas até o dia 21 de março. Oferecido pela Casa Civil, o curso abrange o aprendizado em ambiente de trabalho Windows, o processador de texto Word e conhecimentos básicos para utilização da Internet. A meta é formar 100 mil usuários até o final de 2006.

“O número de inscritos foi surpreendente. Destacamos a participação dos servidores da Secretária de Saúde, responsáveis por quase 50% das vagas preenchidas. Esperamos aumentar ainda mais a adesão porque já existem recursos financeiros e estrutura logística. Para o próximo ciclo deverão ser abertas oito mil vagas”, explica o gerente do projeto e assessor técnico da Casa Civil, Mário Augusto Porto.

Além das aulas presenciais nos ambientes da Rede do Saber da Secretaria Estadual de Educação, distribuídos no Estado, no final da formação cada aluno receberá um CD-ROM com os softwares e aplicativos básicos de governo eletrônico para prosseguir e aprofundar o aprendizado. O programa de inclusão digital dos servidores tem ainda a parceria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fundação Vanzolini, Fundap e Imprensa Oficial.

Com média de idade de 40 anos, boa parte dos servidores tem computador em casa, mas quem utiliza são os filhos. Por isso, antes de iniciar o curso, os parceiros desenvolveram metodologia específica para esse público e fizeram um programa-piloto com 400 servidores para sanar as dificuldades e adequar os conteúdos, esclarece Porto.

A secretária da Assessoria Técnica de Gabinete da Casa Civil, Neusa Aparecida Santos, é um caso típico. Ela tem computador em casa mas quem utilizava eram os filhos. Depois de participar do curso-piloto se entusiasmou tanto que agora diz ser capaz de realizar todas as tarefas possíveis em meio eletrônico e entrou na universidade. “Antes usava bastante máquina de escrever e caneta e agora praticamente só uso Word, Excel, Power Point e correio eletrônico. Foi fundamental fazer o curso para desempenhar melhor meu trabalho”.

Da Agência Imprensa Oficial e Secretaria da Casa Civil

(LRK)