Inaugurado Centro de Referência do Idoso (CRI) na Zona Leste da Capital

Além de atendimento médico, o CRI vai reunir serviços oferecidos por todas as Secretarias de Estado direcionados aos idosos

dom, 30/09/2001 - 15h01 | Do Portal do Governo

Além de atendimento médico, o CRI vai reunir serviços oferecidos por todas as Secretarias de Estado direcionados aos idosos

Mais de duas mil pessoas prestigiaram a inauguração do Centro Centro de Referência do Idoso (CRI) na Zona Leste da Capital que vai funcionar na praça Padre Aleixo (praça do Forró), no bairro de São Miguel Paulista, já a partir desta segunda-feira, dia 1º. ‘Esse é o exemplo de um trabalho integrado para atender a terceira idade: saúde, área cultural, informática, habitação, promoção social, enfim todas as secretarias de governo procurando ter um centro de referência para os idosos’, disse o governador Geraldo Alckmin, que foi recebido neste domingo, dia 30, com muita festa pela comunidade.

O governador explicou que a área da saúde, que ocupa a maior parte das instalações do prédio de quatro andares do Centro, vai desde a prevenção, com o programa Agita São Paulo que promove a prática de exercícios físicos, até exames especializados, serviços de fisioterapia e todas as especialidades necessárias ao bom atendimento dos idosos.

O CRI surgiu a partir de um projeto da Secretaria da Saúde integrando os programas de todas as secretarias dirigidas à população de idosos, que era uma reivindicação de vários grupos da terceira idade da Zona Leste. Cerca de 800 deles estiveram no Palácio dos Bandeirantes no ano passado, conversando com o então governador Mário Covas, que autorizou a construção do Centro. Outra reivindicação lembrada por Alckmin foi a da distribuição de leite para os idosos. ‘Hoje 19 mil pessoas recebem 15 litros de leite por mês’, informou.

As diretrizes do Centro de Referência incluem atenção integral ao idoso de forma a ampliar sua potencialidade e diminuir suas limitações. O ministro da Saúde, José Serra, elogiou a iniciativa do Governo do Estado, dizendo que o atendimento aos idosos também é uma prioridade do Ministério, citando, como exmplos, a criação dos medicamentos genéricos e o programa de vacinação contra a gripe para os idosos.

O secretário da Saúde, José da Silva Guedes, disse que quando as secretarias trabalham juntas é mais fácil alcançar os objetivos e destacou que o programa da Saúde da Família (Qualis), que visita as pessoas em casa, mostrou que a população não precisa apenas de cuidados com a saúde, mas de tudo aquilo que lhe traga qualiddae de vida.

Padre Ticão, líder comunitário da região, destacou que cada vez que o governador vai a Zona Leste ‘damos passos de cidadania’, lembrando programas como o Qualis, na saúde, e o Mutirão, na habitação. Prestando uma homenagem a Mário Covas, o padre apresentou uma fotografia do governador, que será colocada no auditório do Centro de Referência. O gesto emocionou muito a Lila Covas, presente à cerimônia.

Durante a inauguração do Centro de Referência do Idoso, o governador liberou recursos no valor de R$ 30 mil mensais para 20 clubes da terceira idade que atuam no Projeto Mãos Dadas, na Zona Leste da Capital. Estes clubes reúnem cerca de mil idosos e oferecem atividades físicas, artísticas, de lazer e complementação alimentar. Informou ainda que vai detrminar ao secretário do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, para tentar solucionar a questão da fazenda Biracica (impendência junto ao proprietário da área), onde deve ser construído um centro de lazer na região. Também vai determinar ao secretário da Cultura, Marcos Mendonça, que dê atenção especial ao projeto de instalação do Memorial da Zona Leste.

A cerimônia contou com a apresentação do coral Clube da Terceira Idade Chiquinha Gonzaga e do grupo de dança Associação Beneficente Irmã Ildefranca.

Estrutura de primeiro mundo

O Centro de Referência é, segundo Alckmin, ‘Uma obra de primeiro mundo’. Está instalado em um moderno prédio com quatro pavimentos, dois deles destinados à assistência médica. Serão oferecidos serviços de endoscopia/colonoscopia, ECG/Ecocardiograma, audiometria, ultrassonografia, raios X, mamografia, odontologia com raio X, fisioterapia, laboratório de prótese e sala para inalação. Há também consultórios médicos para 17 especialidades, equipados inclusive para pequenas cirurgias.

No térreo fica o espaço de integração com os serviços das diversas secretarias de Estado. A pessoa é encaminhada para o registrro e recebe informações gerais sobre os serviços oferecidos. Conta também com ouvidoria, orientação sobre direitos dos idosos, assistência social e apoio familiar. Também no térreo ficam as salas de vacinação e de coleta para exames laboratoriais.

No último andar estão o espaço de convivência, com sala de lazer e três ateliês para atividades culturais, um Infocentro com 11 computadores ligados à internet, sala de leitura, auditório com 300 lugares, oficinas e lanchonete.

Simão Molinari