Habitação: CDHU assina Protocolo de Intenções com o Sebrae

Objetivo é promover geração de renda aos moradores dos conjuntos habitacionais

dom, 30/11/2003 - 13h35 | Do Portal do Governo

Este protocolo de intenções faz parte de um conjunto de outros nove destinados à promoção do desenvolvimento sustentável do Estado. O evento será nesta segunda-feira, dia 1º.

Com o objetivo de aprimorar os mecanismos de apoio às empresas de menor porte, responsáveis por mais de 70% dos postos de trabalho, o Governo do Estado de São Paulo assina com o Sebrae-SP dez protocolos de intenções para incentivo ao setor e promoção do desenvolvimento sustentável do Estado. O evento será nesta segunda-feira, dia 1°, às 10 horas, no Palácio dos Bandeirantes. (Avenida Morumbi, 4.500).

Um destes protocolos envolve a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O objetivo é promover a geração de renda entre os moradores dos conjuntos habitacionais da Companhia, por intermédio da capacitação profissional. Neste sentido, serão realizados trabalhos para desenvolver a cultura empreendedora e gestão de negócios, formar cooperativas de trabalho e artesanato, e fortalecer e formalizar os negócios existentes.

O próximo passo, após a assinatura do protocolo de intenções, é a elaboração de projetos de capacitação e geração de renda específicos para os conjuntos habitacionais, respeitando as características de cada empreendimento. Definidas as linhas de ação e os projetos, as instituições firmam um convênio para efetivar a iniciativa.

Esta não é a primeira ação da CDHU e do Sebrae-SP neste sentido. Estão em execução dois projetos resultantes de outras parcerias entre as duas entidades. Uma delas está em andamento na Vila Jacuí, na zona Leste da Capital, onde já existia um comércio em potencial. Lá está sendo feito um trabalho de empreendedorismo com os comerciantes locais. A outra é no Jardim Eledy, em Santo Amaro, na zona Sul da Capital, onde está sendo formada uma cooperativa de costureiras com as moradoras.

Outras parcerias

Os protocolos de intenções abrangem outras Secretarias de Estado: Assistência e Desenvolvimento Social; Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo (e a Universidade de São Paulo, a ela vinculada); Cultura; Emprego e Relações do Trabalho; Juventude, Esporte e Lazer; Casa Civil; Transportes Metropolitanos (Metrô); e Fundo Social de Solidariedade.