Governo libera área para parque na Febem Tatuapé em dois meses

Nessa primeira fase, serão liberados 128 mil metros quadrados para a construção de áreas de lazer e esportivas

qui, 24/03/2005 - 18h51 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado vai liberar em 60 dias uma área de 128 mil metros quadrados do Complexo do Tatuapé da Febem para a construção do Parque Estadual do Belém, na Zona Leste da Capital. A informação foi dada nesta quinta-feira, dia 29, pelo governador Geraldo Alckmin, durante encontro com representantes do bairro e com o deputado José Carlos Stangarlini (PSDB), autor do projeto de Lei que criou o parque.

O governador informou que nessa primeira fase serão liberados 40% da área para a construção. A área total do complexo é de 292 mil metros quadrados. Algumas construções devem ser mantidas. ‘Vamos discutir com a comunidade, mas a idéia é aproveitar quadras, equipamentos esportivos e muito verde’, afirmou.

A implantação do Parque do Belém é parte do processo de regionalização da Febem. Na última sexta-feira, o governador anunciou a transferência de 700 jovens maiores de 18 anos internados no Tatuapé para uma unidade em Tupi Paulista (interior do Estado). Eles vão permanecer no local até que fiquem prontas as obras de 41 novas unidades, com 40 adolescentes cada uma, também anunciadas pelo governador na sexta-feira.

Durante o encontro com os moradores, foi apresentada uma proposta para as fases de implantação do novo parque, feita pela Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), que gerencia empreendimentos na área de edificações públicas. Representantes do Belém também trouxeram uma proposta ao governador.

O presidente da Associação dos Amigos do Belém, Manoel Pitta destacou a importância da implantação do parque. ‘O bairro sempre foi industrial, precisamos de muito verde por isso esse parque é uma vitória de todos os moradores” disse entusiasmado. Ele ressaltou a iniciativa do Governo paulista de discutir o projeto com as lideranças do Belém.

Alckmin comparou o processo de desativação da Febem do Tatuapé com o trabalho realizado no Complexo do Carandiru, que teve três pavilhões demolidos em dezembro de 2002 para dar lugar ao Parque da Juventude, beneficiando os moradores da Zona Norte. “Desativamos a maior Casa de Detenção do mundo, com 8.000 presos, e estamos na fase de licitação da última parte do parque”.

Carlos Prado