Governo do Estado expande Programa Comunidade Ativa

Aviso de Pauta - Segunda-feira, dia 1º - Serão beneficiados 44 municípios paulistas

dom, 30/09/2001 - 15h41 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assina nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, o Pacto de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável com cinco municípios e o Termo de Compromisso para a expansão do Programa Comunidade Ativa no Estado de São Paulo, com 44 municípios. O evento será realizado às 11h30 no Palácio dos Bandeirantes.

O Programa Comunidade Ativa é uma parceria do governo Federal – através do Programa Comunidade Solidária – com o governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – e tem o objetivo de promover o desenvolvimento social e contribuir para melhorar a qualidade de vida nas cidades em que mais de 20% da população vivam abaixo da linha da pobreza.

Em 1999, o Programa foi lançado nos municípios de Apiaí, Capão Bonito, Itaporanga, Ribeirão Branco e Sete Barras como projeto piloto. Os mesmos municípios agora assinam definitivamente o Pacto de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. As principais ações que vem sendo executadas são a redução do analfabetismo, capacitação dos pequenos agricultores para gestão de agroindústria, agroturismo, turismo rural, capacitação de agentes comunitários de saúde, criação de programas para atender crianças e adolescentes fora do período escolar.

Com o intuito de ampliar o programa para outros municípios, será assinado um termo de compromisso com mais 44 cidades do Estado: Areias, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Cajati, Cananéia, Coronel Macedo, Cunha, Eldorado, Guarapiara, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaberá, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Itararé, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Lagoinha, Miracatu, Mongaguá, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Nova Campina, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Queluz, Redenção da Serra, Ribeira, Ribeirão Grande, Riversul, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Lourenço da Serra, São Luís do Paraitinga, São Miguel Arcanjo, Silveiras, Tapiraí, Taquarivaí.

Data: Segunda-feira, 1o de outubro de 2001
Horário: 11h30
Local: Palácio dos Bandeirantes – Mezzanino – Av. Morumbi, 4.500
Presença do Secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli