Governador recebe prêmio pela melhor Casa de Parto do Sudeste

A Casa de Maria é ligada à Secretaria Estadual da Saúde

ter, 08/03/2005 - 14h38 | Do Portal do Governo


A Casa de Maria, instituição ligada à Secretaria Estadual da Saúde, foi eleita a melhor casa de parto da região Sudeste do País, em 2004. O reconhecimento veio com o Prêmio Professor Galba de Araújo, do Ministério da Saúde, entregue hoje ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

A instituição destacou-se pelas experiências inovadoras no acolhimento da mulher e da família no momento do parto. Foram avaliados critérios técnicos como qualidade do atendimento, inovações visando humanização, organização institucional e satisfação das usuárias. A Casa de Maria superou as duas concorrentes em todos os itens, e recebeu o prêmio que inclui R$ 30 mil e certificado de aprovação.

Fundada em 8 de março de 2002, a Casa de Maria foi totalmente planejada para atender as gestantes durante a chegada do bebê. Os quartos são equipados com banheiras de hidromassagem, equipamentos para exercícios da gestante, além da presença constante de uma enfermeira obstetra, que acompanha a mãe até o nascimento do bebê. A família tem acesso à gestante durante o trabalho de parto e pode, inclusive, recepcionar o bebê ainda na sala de parto.

Após o nascimento, a criança é colocada junto à mãe para incentivar a amamentação e recebe seu primeiro banho de imersão, que é realizado por um familiar. O bebê ainda é levado a uma sala de conforto e a mãe, para um quarto coletivo.

A Casa de Maria, que completa três anos hoje, dia 8, já realizou nesse período cerca de 3.000 partos, e tem capacidade para atender até 230 gestantes por mês. No ano passado, tornou-se a primeira instituição do País a receber o Prêmio Nacional Amigas do Parto. Para fazer parte do programa, a gestante precisa ser encaminhada pelo hospital ou Unidade Básica de Saúde (UBS) em que faz o acompanhamento da gravidez.

Leia também: Tratamento humanizado é destaque em casa de parto premiada

Fernanda Canto