Governador autoriza investimentos para auxílio a moradores de rua

Estado vai auxiliar a entidade Toca de Assis a ampliar atendimento

seg, 28/03/2005 - 14h32 | Do Portal do Governo


A entidade assistencial Toca de Assis vai ampliar o atendimento a moradores de rua em sua unidade de Campos Elíseos, na região central de São Paulo. A casa, que atende hoje 35 moradores de rua, passará a atender 150, graças a investimentos do Governo do Estado, anunciados nesta segunda-feira, dia 28, pelo governador Geraldo Alckmin, durante visita ao local.

A casa que abriga hoje a Toca de Assis passará por reformas que incluem a construção de mais banheiros e uma enfermaria, além de reparos elétricos e de hidráulicas. Os telhados serão trocados e as portas, readaptadas para facilitar a passagem dos usuários com cadeiras de roda. A reforma ficará a cargo da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS, que fará o levantamento total dos custos, e também se responsabilizará pela compra de materiais de limpeza e de alimentação. Já a Secretaria da Saúde vai abastecer a entidade com remédios.

“Aqui se faz um grande trabalho de amor ao próximo. Um esforço de recuperação ao morador de rua que está no fundo do poço”, afirmou o governador. Ele anunciou que o imóvel, um antigo casarão da época dos barões do café tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), será cedido em regime de comodato à entidade. O prédio foi adquirido pelo Estado em 1952 e até outubro de 2004 pertencia à Secretaria da Saúde.

A Toca de Assis é uma entidade religiosa ligada a ordem franciscana, que cuida de moradores de rua em todo o país. São 96 casas instaladas em 14 Estados. Em São Paulo, são 32 unidades, sendo 12 na Capital.

Frentes de Trabalho

Alckmin disse ainda que o Estado pretende ampliar o atendimento do programa estadual Frentes de Trabalho para moradores de rua. Atualmente, cerca de 300 moradores de rua são atendidos, mas a meta é ampliar para 500.

Valéria Cintra / Juliano Nóbrega