As indústrias do Estado de São Paulo vão ganhar uma nova rota para escoar seus produtos para exportação. Nesta quinta-feira, dia 3, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto que autoriza a implementação do Projeto de Desestatização do Corredor de Exportação Campinas – Vale do Paraíba – Litoral Norte.
O corredor vai criar uma rota de escoamento mais eficiente para as empresas instaladas nas regiões de Campinas e do Vale do Paraíba que produzem produtos de alto valor agregado, como veículos e eletroeletrônicos. O objetivo é aproveitar a infra-estrutura já existente para ligar estas regiões produtivas ao porto de São Sebastião.
O projeto, aprovado pelo PED – Programa Estadual de Desestatização, envolve a concessão para a iniciativa privada das rodovias D. Pedro I (SP-65), Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70) e Tamoios (SP-99), que será duplicada. Também haverá a concessão do porto de São Sebastião. Complementam o corredor a malha ferroviária operada pela empresa MRS e os aeroportos de Viracopos e São José dos Campos, operados pela Infraero.
O investimento total previsto até 2008 é de R$ 1,03 bilhão, sendo R$ 205 milhões do Estado, R$ 450 milhões pelas empresas concessionárias e outros R$ 375 milhões obtidos com a concessão das rodovias SP-65 e SP-70.
A nova rota de exportação aumenta a competitividade do Estado de São Paulo em função do baixo custo das tarifas do porto de São Sebastião e da proximidade com os parques industriais de Campinas e do Vale do Paraíba.
Após a assinatura do decreto, a meta do Governo do Estado é concluir as audiências públicas para a concessão até abril de 2005, e concluir a concorrência pública até novembro.
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Juliano da Nóbrega