Fundap: Prêmio Gestão SP recebe 204 inscrições de trabalhos de inovação

Iniciativa vai premiar trabalhos de servidores públicos que busquem a modernização da administração

sex, 29/10/2004 - 21h16 | Do Portal do Governo

Ações que agregam novidade, qualidade e efetividade à administração pública concorrem, anualmente, ao Prêmio Gestão SP – Inovações em Gestão Pública no Estado de São Paulo, iniciativa conjunta da Casa Civil e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap). São oito prêmios, no valor total de R$ 64 mil.

“O objetivo é apoiar a modernização da administração no Estado, motivando os servidores e valorizando os trabalhos por eles desempenhados, além de possibilitar a divulgação desses esforços e a troca de experiências. É a chance de lhe dar o justo reconhecimento que, com espírito público e competência, desenvolvem e executam as ações do governo paulista”, declarou o secretário-chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira.

Para o governador Geraldo Alckmin, o setor público deve preocupar-se em inovar permanentemente: “Precisamos motivar os servidores a produzir inovações. A criatividade é uma característica que se desenvolve se propiciarmos um contexto favorável à experimentação e à mudança. Com o propósito de melhorarmos os serviços públicos, criamos o Prêmio Gestão SP. Estou certo de que teremos a oportunidade, no momento da premiação, de conhecer muitas alternativas interessantes que foram concebidas e realizadas no interior de nossas escolas, secretarias, hospitais e empresas públicas’.

Os qualificados, independentemente de sua classificação, receberão certificado de participação. As bancas de julgamento são formadas por especialistas e pesquisadores de notório reconhecimento em gestão pública e tecnologia da informação e comunicação, selecionados pela coordenação do prêmio. Os nomes dos jurados não serão revelados até a divulgação dos vencedores para garantir que o processo de julgamento não sofra influência ou interferência externa.

Serão considerados, como critérios, a relevância social do tema e do objetivo, o caráter inovador, a relação custo/benefício, a efetividade dos resultados, a possibilidade de multiplicação e o desenvolvimento de parcerias com outras entidades dos setores público, social ou privado.
Como o objetivo é a troca de experiências em gestão pública, o material passará a fazer parte de um banco de dados para consulta de interessados. Os trabalhos poderão ser divulgados por meio de revistas, publicações ou seminários, de acordo com o regulamento disponível no site. “Ao incentivar a participação no Prêmio Gestão SP, estamos prestigiando o servidor paulista e impulsionando o governo para um novo padrão na gestão pública e prestação de serviços ao cidadão”, acrescentou Arnaldo Madeira.

Participam atividades ou projetos que tenham pelo menos seis meses de funcionamento e resultados verificáveis, qualificados nas categorias Modernização da Gestão Pública e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. As equipes têm, no mínimo, dois servidores e não há limite máximo de pessoas inscritas por equipes.

Na primeira categoria disputam 102 trabalhos qualificados nos assuntos desburocratização (ações de racionalização dos processos administrativos que busquem maior eficiência e agilidade no serviço), eficiência no uso dos recursos (melhorias na aplicação das verbas), atendimento ao cidadão (ações direcionadas à qualidade do serviço prestado) e gestão de recursos humanos (ações voltadas à valorização da carreira do funcionário).

Em Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação foram inscritos outros 102 trabalhos sobre infra-estrutura (ações para a melhoria dos recursos básicos de tecnologias da informação e comunicação no Estado), transações internas (desenvolvimento e integração de processos e sistemas de informação intersetoriais), negociações para a sociedade (expansão da oferta de serviços eletrônicos a cidadãos, servidores, fornecedores e outros níveis de governo) e inclusão digital (que qualifiquem as pessoas para o exercício efetivo da sua cidadania, por meio do uso de recursos de tecnologias da informação e comunicação).

A Comissão de Avaliação já selecionou 18 finalistas dentre os 102 trabalhos inscritos na categoria de gestão pública. Os trabalhos estão sendo analisados por representantes da sociedade de renomado saber em gestão e deles sairão os quatro premiados. A cerimônia de entrega do Prêmio Gestão SP será realizada no dia 22 de novembro, na Sala São Paulo.

Incentivando a habilidade dos colaboradores

A Imprensa Oficial inscreveu o trabalho “Educação e Cidadania: Símbolos de Modernidade Corporativa” no tema Gestão de Recursos Humanos, da categoria Modernização da Gestão Pública.

Para concorrer ao Prêmio Gestão SP, a Imprensa apresentou o Programa de Concessão de Bolsa de Estudos, que prevê o custeio de até 70% do custo dos cursos de ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos, técnicos, educação superior e pós-graduação, para todos os seus colaboradores.

O benefício, iniciado em 1983, foi impulsionado a partir de 1997, com a implantação do Plano de Desenvolvimento Profissional, que exige escolaridade mínima para o exercício de todos os cargos da empresa. Atualmente, 122 colaboradores (aproximadamente 12% do quadro de funcionários) recebem Bolsa de Estudo.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial
C.A.