(Flash) – Favela de Heliópolis ganha biblioteca comunitária

Biblioteca instalada no 95º DP foi inaugurada hoje pelo governador Geraldo Alckmin

ter, 01/03/2005 - 12h05 | Do Portal do Governo


São Paulo – Moradores da Favela de Heliópolis, zona sul da Capital, receberam biblioteca comunitária do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, inaugurada nesta terça-feira, dia 1º, pelo governador Geraldo Alckmin.

O bem cultural foi instalado no espaço antes ocupado pela carceragem do 95º Distrito Policial, em uma região onde vivem cerca de 100 mil pessoas. O objetivo é proporcionar o acesso aos livros e motivar a leitura, atingindo, principalmente, o público jovem.

A biblioteca é uma iniciativa das Secretarias da Cultura e da Segurança Pública, em parceria com a iniciativa privada e entidades da sociedade civil organizada.

A reforma do espaço, que antes era ocupado por celas, foi feita pelo Banco Santander Banespa. O acervo, com aproximadamente 1.500 livros, foi doado pela loja maçônica David Iampolsky e a biblioteca será gerenciada pela Jerusalém Ação Social, entidade que atua em Heliópolis.

Graças à essa parceria foi reservado um espaço para aulas de computação, inglês e espanhol. A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Ivonete Maria da Silva, de 21 anos, procurou o espaço para se inscrever no curso de espanhol. Na opinião dela, é muito bom encontrar todos esses serviços no 95º Distrito Policial. “Eu nunca tinha visto uma biblioteca dentro de uma delegacia. Achei muito interessante”, afirmou.

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores já implantou até agora 120 bibliotecas, sendo 70 públicas em municípios do Interior que não contavam com o bem cultural, e 50 comunitárias, das quais 21 estão em hospitais, 5 em Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina do Butantã, uma no Ginásio de Esportes Baby Barioni e 22 em conjuntos habitacionais da CDHU. Em março, a Secretaria da Cultura deve iniciar a instalação de bibliotecas nas unidades da Febem.

De acordo com o coordenador do Programa, José Luiz Goldfarb, até março, a meta de 84 bibliotecas municipais no Interior deve ser atingida e, em abril, a Secretaria da Cultura começa um trabalho para revitalizar outras 60 bibliotecas municipais já existentes no Interior.

  • Leia mais:
    Moradores da favela de Heliópolis ganham biblioteca e cursos gratuitos em delegacia

    Cíntia Cury